Cultura: Ocam convida Ricardo Kanji para temporada de junho

Evento será realizado nesta sexta-feira e domingo

qua, 25/06/2003 - 18h27 | Do Portal do Governo

A Orquestra de Câmara da USP (Ocam) apresenta sua temporada de concertos de junho nesta sexta-feira, dia 27, e domingo, dia 29, respectivamente, às 21 horas, no Teatro Humboldt e, 11 horas, no Teatro Santa Cruz. A Ocam convidou o maestro Ricardo Kanji para reger a ‘semana barroca’. No repertório, peças do Padre José Maurício, Luigi Boccherini, Vivaldi e Haydn. Solistas convidados: os violoncelistas Dimos Goudaroulis e Guilherme Faria.

O flautista e regente Ricardo Kanji especializou-se na interpretação da música barroca e clássica ao longo dos 25 anos de sua estada na Holanda, onde foi professor no renomado Conservatório Real de Haia de 1973 a 1995.

Kanji é membro da Orquestra do Século XVIII e diretor artístico da Orquestra Concerto Amsterdam, ambas sediadas em Amsterdam, Holanda. Em 1966, foi um dos fundadores do conjunto Musikantiga, com o qual manteve uma significativa e inovadora atividade musical.

Desde seu retorno ao Brasil, em 1995, o maestro tem atuado no meio musical brasileiro como concertista, regente, professor e construtor de flautas. Como regente apresentou-se com orquestras e coros de renome por todo o país. Com o Coro e Orquestra Voz Brasiliensis, por ele criado, tem se dedicado, como diretor artístico, ao projeto História da Música Brasileira, uma série de programas de televisão e CDs, que busca resgatar a rica e desconhecida produção musical brasileira. Por este trabalho foi premiado, pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), como o melhor regente de 1999.

Da Agência USP

M.J.