Cultura: Obra-prima de Candido Portinari, Capela da Nonna, é entregue totalmente restaurada

Será nesta quinta-feira, dia 29, às 20 horas

qui, 29/04/2004 - 8h18 | Do Portal do Governo

O grupo Pão de Açúcar em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Estado da Cultura e Museu Casa de Portinari entrega hoje, às 20 horas, a obra de restauração da Capela da Nonna, em Brodowski. Após cinco meses de intensos estudos e de minuciosos trabalhos de intervenção, a capela, uma das obras-primas do pintor Candido Portinari, é devolvida aos brasileiros em perfeito estado de conservação. Iniciada em 2003, a obra de restauro integra as comemorações do centenário de nascimento do artista.

Para celebrar este importante acontecimento, que faz parte da enorme herança cultural deixada por Portinari, estarão presentes a cerimônia de entrega a secretária de Cultura do Estado de São Paulo, Claudia Costin, o filho de Candido Portinari, João Cândido, e os representantes do Grupo Pão de Açúcar, o diretor Paulo Lima e a gerente de marketing institucional, Sonia Manastan.

Na ocasião, o Septeto Divina Caffé se apresentará na Praça Candido Portinari, em frente à Igreja de Santo Antônio – primeira matriz de Brodowski, construída em 1905. Formado por dois violinos, cello, baixo acústico, piano, arcodeão e saxofone, o Septeto tem sua formação baseada nos grupos europeus que se apresentam em cafés e em praças. O repertório transita entre o erudito e os clássicos da MPB.

A história da Capela começa em 1941, quando Portinari constrói nos jardins de sua residência, em Brodowski, Interior paulista, uma pequena capela, onde executa pinturas murais utilizando a técnica de afresco e têmpera, representado figuras bíblicas com a fisionomia de pessoas da família e amigos. Na época, sua avó encontrava-se doente e impossibilitada de locomover-se até a Igreja Matriz. Assim foi concebida uma das obras-primas de Portinari, que ficou conhecida como a ‘Capela da Nonna’ (avó em italiano) e que hoje é parte do acervo do Museu Casa de Portinari. Todo o complexo residencial onde nasceu e viveu o pintor foi tombado em 1968 pelo Iphan.

Reabertura da Capela da Nonna
Dia 29, quinta-feira, às 20h.

Museu Casa de Portinari
Praça Candido Portinari, 298 – Brodowski. Tel: (16) 3664.4284
Aberto de terça a domingo, das 9h às 17h.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.