Cultura: Obra com mil imagens traz cenário do ‘design’ no Brasil

Um Olhar sobre o Design Brasileiro será lançado no próximo sábado, dia 8, na Pinacoteca do Estado

qui, 06/02/2003 - 11h24 | Do Portal do Governo

Com 256 páginas, mais de mil imagens e 53 artigos, o livro Um Olhar sobre o Design Brasileiro resgata temas e depoimentos de quem participa de iniciativas pela descoberta e valorização do design. O lançamento será neste sábado, dia 8, às 11 horas, na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

A obra, patrocinada pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Petrobras, DPZ, ESPM, Gradiente, Havaianas, Nestlé, Tok&Stok, Silex e Sesc São Paulo, traz um panorama do design no Brasil, com histórias das vanguardas brasileiras.

Nove capítulos abordam o assunto em diferentes áreas – indumentária, jóias, objetos, embalagens, móveis -, as políticas industriais de promoção e exportação. Além disso, aponta suas relações com as nossas raízes culturais. Traz depoimentos, experiências e homenagens a personagens e especialistas da área. Há ainda um texto do ex-governador Mário Covas escrito em 2000, por ocasião do lançamento da Objeto Brasil.

Técnica e estética

Segundo Joice Joppert Leal, da Objeto Brasil, responsável pelo trabalho de coordenação do livro, “o Brasil tem hoje um design personalizado e à altura dos melhores centros internacionais. A publicação traz uma pequena mostra dessa produção e pretende documentar parte do que tem sido feito no País”.

Serviço
Lançamento do livro Um olhar sobre o Design Brasileiro
Data: 8 de fevereiro de 2003
Sábado, às 11 horas
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Preço: R$ 180,00
Outras informações: 3891-0000, r. 21
e.mail: patricia@objetobrasil.com.br

Da Agência Imprensa Oficial