Cultura: Novos títulos sobre política na 17ª Bienal Internacional do Livro

Bienal será realizada de 25 de abril a 5 de maio no Centro de Exposições Imigrantes

ter, 23/04/2002 - 16h28 | Do Portal do Governo

Estande da Imprensa Oficial e da ABEU reúne mais de 200 lançamentos

Várias editoras universitárias brasileiras vão lançar novos títulos sobre política na 17º Bienal Internacional do Livro em São Paulo, que será realizada de 25 de abril a 5 de maio, no Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5).

O estande da ABEU – Associação Brasileira das Editoras Universitárias, em parceria com a Imprensa Oficial, é o maior do evento, com 1.176 metros quadrados e 59 editoras. Estão previstos mais de 200 lançamentos, nas mais variadas áreas do conhecimento, além de extensa agenda de eventos culturais.

Confira alguns desses lançamentos previstos no estande da ABEU em parceria com a Imprensa Oficial do Estado (Imesp) e Fapesp:

  • Friedrich Nietzche – Fragmentos Finais, de Flávio Kothe (seleção, tradução e prefácio). Seleção dos textos mais importantes que Nietzche escreveu nos últimos anos de sua, agrupados em temas básicos.
    Editora da Universidade de Brasília (UnB)/Imprensa Oficial do Estado

  • Imprensa e Poder, de Luiz Gonzaga Motta. Análise da relação entre os interesses dos diversos grupos da sociedade moderna e a imprensa – o meio onde ocorrem as disputas simbólicas desses grupos.
    Editora da UnB/Imesp

  • Expressões da Identidade Brasileira, de Fábio Lucas. Aborda desde a colonização até o neoliberalismo: nossa trajetória de dependência cultural analisada sob o ponto de vista dos efeitos sobre a formação da nacionalidade.
    Editora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC)/Fapesp

  • A Resistência Anarquista – uma Questão de Identidade (1927-1937), de Raquel de Azevedo. Procura demonstrar a sobrevivência dos sindicatos e dos grupos libertários entre 1927 e 1937 no Brasil, buscando traços de continuidade com sua intensa atividade do começo do século.
    Arquivo do Estado/Imesp

  • Cultura Amordaçada – Intelectuais e Músicos sob a Vigilância do Deops, de Álvaro Gonçalves Antunes Andreucci e Valéria Garcia de Oliveira. Este livro tem como objeto de estudo prontuários de intelectuais, artistas e músicos, fichados e perseguidos pela Polícia Política durante a Era Vargas.
    Arquivo do Estado/Imesp

  • Ensaio sobre Ciência Política na Itália, de Norberto Bobbio. Ensaios sobre as obras de dois precursores da ciência política contemporânea: Vilfredo Pareto e Gaetano Mosca.
    Editora da UnB/ Imesp

  • Dicionário de Política, organizado por Norberto Bobbio, Nicola Matteucci e Gianfranco Pasquino. Esta 7ª edição acompanha um CD Room com todo o conteúdo do livro escrito por mais de uma centena de professores especialistas.
    Editora da UnB/Imesp

  • Anos JK: Margens da Modernidade, organizado por Wander Melo Miranda. Conjunto de textos escritos por diversos especialistas com reflexões sobre múltiplos assuntos – da política à literatura, do urbanismo à música – que propiciam uma visão do legado dos anos JK.
    Casa de Lucio Costa /Imesp

  • Minorias Silenciadas: História da Censura no Brasil, de Maria Luiza Tucci Carneiro (org.). Coletânea de artigos sobre a repressão política no Brasil escritos a partir do simpósio ‘Minorias Silenciadas’.
    Editora da USP/Imesp/Fapesp.

    Caso haja interesse em receber programação completa ou relação de lançamentos, favor solicitar por e-mail: pluricom@pluricom.com.br ou consultar o site da ABEU, www.abeu.org.br

    Leia também:

  • Confira a programação desta semana no estande da Imesp/ABEU na Bienal do Livro