Cultura: Nelson Freire e Orquestra Sinfônica do Estado se apresentam no Parque do Ibirapuera

Concerto ao ar livre será neste domingo, dia 10, às 11 horas

qui, 07/10/2004 - 10h28 | Do Portal do Governo

Pela primeira vez, o pianista Nelson Freire e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) tocam juntos no Parque do Ibirapuera. Numa parceria entre o Unibanco e a Secretaria de Estado da Cultura, eles fazem um concerto ao ar livre neste domingo, dia 10, às 11 horas, na Praça da Paz. É uma homenagem aos 80 anos do banco e um presente à cidade de São Paulo pelos seus 450 anos. A apresentação, gratuita, reúne no repertório sinfonias de Tchaikovsky e concerto para piano e orquestra de Edvard Grieg.

Aos 50 anos, a Osesp é considerada o melhor conjunto sinfônico da América Latina. Criada em 1954, teve existência efêmera até a chegada, em 1972, do maestro Eleazar de Carvalho. Nas décadas seguintes, passou por um período de grande atividade, prestígio e até dificuldades. Hoje, a orquestra é uma referência em todo o mundo. Para 2006, está prevista a segunda turnê norte-americana e, em 2007, novamente pela Europa.

Freire faz parte atualmente do seleto grupo dos músicos mais importantes do cenário internacional de concertos – apresentou-se com regentes como Boulez, Dutoit, Jochum, Maazel, Masur, Ozawa, Previn, Roshdestwensky e Zinman. É o único brasileiro na lista de 74 pianistas de todas as gerações e nacionalidades escolhido pela Philips para integrar o projeto ‘Great Pianists of the 20th Century’.

Nelson Freire & Osesp
Dia 10/10, às 11h. Entrada Franca

Parque do Ibirapuera – Praça da Paz
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral s/n

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.