Cultura: Música do Festival de Inverno ocupa espaços de Campos do Jordão

36ª edição do festival internacional começa neste sábado, dia 9

sex, 08/07/2005 - 10h03 | Do Portal do Governo

“Quando se acaba de ouvir um trecho de Mozart, o silêncio que se lhe segue ainda é dele”. Uma reflexão sobre a frase do autor russo Sacha Guitry sobre a importância da genial música de Mozart nos remete ao Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Ao término de cada edição, a serra da Mantiqueira guarda em seus contornos os sons que escaparam do auditório Cláudio Santoro durante todo o mês de julho. Inevitavelmente, toda vez que visitamos a cidade, as notas ainda estão lá para nos dar as boas-vindas.

O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão – Dr. Luís Arrobas Martins é o maior e mais importante evento de música clássica da América Latina. A 36ª edição acontecerá entre 9 e 31 de julho em seis espaços – Auditório Cláudio Santoro, Praça Capivari, Palácio Boa Vista, Igreja Sta. Terezinha, Igreja São Benedito e Espaço Cultural Cinema Dr. Além.

Pelo segundo ano consecutivo com a direção artística do maestro Roberto Minczuk, essa edição terá por tema Música das Américas, reunindo um extraordinário grupo de artistas de todo o mundo. Serão 44 concertos e espetáculos em 23 dias com destaque para a música produzida em nosso continente por Villa-Lobos, Copland, Gershwin, Piazzolla, Bernstein, Santoro, Ginastera, Mignone e Carlos Gomes, entre muitos outros.

Outro destaque desta edição é a participação do maestro Kurt Masur, diretor musical da Orquestra Nacional da França e regente titular da Orquestra Filarmônica de Londres. Masur dará curso de regência e conduzirá a Orquestra Acadêmica formada durante o Festival. Também merece destaque os convidados: Arnaldo Cohen, Manuel Barrueco, Almeida Prado, Jean-Louis Steuerman, Rosana Lamosa, Fernando Portari, Antônio Meneses, Beaux Arts Trio, Camerata Bariloche e Orquestra Jovem de Long Island.

Outra atração do Festival será a montagem da ópera A Queda da Casa de Usher , de Philip Glass, com libreto de Arthur Yorinks, baseado no conto de Edgar Allan Poe tantas vezes filmado. A ópera, escrita para orquestra de câmara, terá regência de Roberto Minczuk e um seleto grupo de cantores, encabeçado por Rosana Lamosa, Fernando Portari e Paulo Szot.

Em 2005, o Festival acentua a renovação implantada no ano passado pelo maestro Roberto Minczuk: o resgate do caráter clássico da programação, o compositor residente – este ano Almeida Prado que escreveu especialmente a peça Variações Sinfônicas – e a ampliação do Corpo de Artistas Residentes – músicos consagrados que além de ministrar aulas e master classes para cerca de 170 bolsistas, fazem apresentações individuais e coletivas.

A programação completa deste ano pode ser consultada no site www.festivaldeinverno.sp.gov.br.

Secretaria de Estado da Cultura
Assessoria de Imprensa