Cultura: Museus do Interior abrem exposições neste final de ano

Casa de Portinari promove o projeto Férias no Museu durante este mês

qui, 12/12/2002 - 10h00 | Do Portal do Governo

O Museu Casa de Portinari, em Brodósqui, relembra o nascimento do filho ilustre, Cândido Portinari, a ser comemorado no dia 29 com diversas atividades. Nesta sexta-feira, dia 13, jovens músicos da cidade abrem as festividades e novos talentos (a alunos do curso de pintura do Museu) expõem seus trabalhos.

Durante todo o mês, o projeto Férias no Museu promove para os visitantes eventos relembrando brincadeiras e brinquedos (amarelinha, pião, pula-corda) da época de Portinari.

Exposição permanente

Instalada na antiga residência do pintor, a Casa exibe objetos de uso pessoal do artista, móveis, documentos e a história de sua vida. Também abriga obras em pintura mural (nas técnicas de afresco e têmpera) desenhos e estudos, sendo a maioria de temática sacra.

Nas pinturas que Portinari fez em 1941 na Capela da Nona, uma igrejinha ligada ao Museu, na qual sua avó costumava orar, os rostos dos santos que formam a Sagrada Família são da mulher, pai e irmãos do pintor.

Raízes de Portinari

Filho de imigrantes italianos, Portinari foi muitas vezes comparado aos muralistas mexicanos por causa da produção de obras monumentais, como os painéis Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse e Guerra e Paz para a sede da ONU.

Seu interesse pela questão social pode ser observado em Baile na Roça, a famosa primeira tela dessa temática. Suas obras retratam nordestinos, trabalhadores rurais do interior paulista em tons marrom e roxo para expressar a força da terra. Entre suas pinturas da fase áurea estão Os Retirantes, O Café e O Mestiço.

Museu de Guaratinguetá

O Museu Conselheiro Rodrigues Alves, em Guaratinguetá, continua até dia 14 com a exposição A Revolta da Vacina, que reúne cenários e painéis explicativos sobre a época do governo de Rodrigues Alves.
No dia 17, será inaugurada a mostra Casarinhos e Paisagens, da artista Maria Rosa Hungria. Até o final do mês, os visitantes poderão conhecer a exposição de presépios e comprar os presentes de natal no bazar de artesanatos.

Museu de Tupã

O Museu Índia Vanuíre, em Tupã, abre suas portas neste
mês para a exposição Este é mais um trabalho da Legião Mirim de Tupã. São pinturas, brinquedos de madeira e cerâmica feitos por crianças entre 10 e 14 anos.

Além da mostra, haverá oficina de enfeites e arranjos natalinos e, no dia 16, será aberta a exposição Varal de Cartões de Natal.

Serviço:

Casa de Portinari: Praça Cândido Portinari, 298, Brodósqui. Telefone: (16) 3664-4284.
De terça a domingo, das 13 às 17 horas. Entrada franca

Conselheiro Rodrigues Alves: Rua Doutor Morais Filho, 41, Guaratinguetá. Telefone: (12) 3522-2007.
De segunda a sexta, das 9 às 17 horas. Entrada franca

Museu Índia Vanuíre: Rua Coroados, 521, Tupã. Telefone: (14) 442-4522.
De terça a domingo, das 9 ás 17 horas. Entrada franca.

Da Agência Imprensa Oficial
(Fonte: www.cultura.sp.gov.br)