Cultura: Museu de Tupã encerra hoje mostra natalina

Exposição pode ser vista das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas

ter, 06/01/2004 - 7h55 | Do Portal do Governo

Termina nesta terça-feira, dia 6, a exposição A Magia das Árvores de Natal no Museu Índia Vanuíre, em Tupã. Composta por árvores natalinas decoradas, nas mais diversas cores e estilos, doadas por comerciantes da cidade, a mostra apresenta também presépios e velas, entre outros atrativos.

Os destaques do evento ficam por conta de itens do Natal e Ano Novo Oriental. Há o presépio com tchotins (lâmpadas orientais), o jogo hanetsuki, brinquedos, peças e arranjos japoneses. Entre os arranjos, o visitante poderá ver dois exemplares de kadomatsu – tipo de decoração ou arranjo de pinheiros, bambus e flores colocado na porta de entrada da casa, que simboliza o desejo milenar de atrair boas colheitas, longevidade e vida feliz.

O Museu Índia Vanuíre possui um acervo composto por 24 mil itens entre objetos e documentos relativos à cidade, animais taxidermizados, além de uma coleção etnográfica que representa diversas nações indígenas brasileiras. São instrumentos de caça, de trabalho, de uso doméstico e de outras atividades do cotidiano que, em conjunto com arte plumária, cerâmica e objetos de rituais, formam uma das mais importantes coleções do gênero no Brasil. O Índia Vanuíre possui auditório, biblioteca especializada e serviço de monitoria com enfoque pedagógico.

A Magia das Árvores de Natal
Até dia 6, terça-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO ‘ÍNDIA VANUÍRE’
Rua Coroados, 521 – Tupã/SP; Tel.: (14) 3491-2202
Funcionamento: segunda, das 12h às 17h; de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h; sábado e domingo, das 13h às 17h. Entrada franca.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.