Cultura: Museu de Arte Sacra restaura arco do retábulo de Nossa Senhora da Luz

O público que visita o Museu pode conferir o processo de restauro da Obra

sáb, 21/08/2004 - 10h32 | Do Portal do Governo

O público que visita o Museu de Arte Sacra pode conferir agora o processo de restauro do arco do retábulo de Nossa Senhora da Luz, iniciado em janeiro deste ano e com término previsto para dezembro. Enquanto boa parte das obras foi conduzida ao ateliê do restaurador Júlio Moraes, dificuldades de remoção da peça permitiram que o visitante tenha acesso ao trabalho dos restauradores, em seu local original, na parede da antiga sala Capitular do Mosteiro da Luz.

É possível, assim, acompanhar o paciente processo de remoção de todas as camadas de tinta até se chegar à concepção original. Trabalho executado por profissionais munidos de bisturi cirúrgico que se torna um espetáculo à parte. Na última intervenção, por exemplo, a peça ganhou tons de bege com detalhes dourados, mas uma prospecção acurada indicou a existência de mais três camadas que revelam as cores verdadeiras.

O Museu de Arte Sacra de São Paulo reúne um precioso acervo de obras artísticas religiosas do período colonial realizadas por artistas e artesãos sob encomenda da Igreja e de ricos fazendeiros do período. Dentre seus exemplares mais valiosos se destacam os retábulos – construções em geral de madeira com entalhes contendo painéis pintados com motivos religiosos.

Desde 1999, a diretora do museu, Mari Marino, pretendia restaurá-los. Agora, com o patrocínio do Banco Nacional de Paris, através da Fundação BNP Paribas Brasil, cinco deles estão sendo restaurados: o de Nossa Senhora da Luz, que faz parte do antigo Mosteiro da Luz; dois da antiga Matriz de Santo Amaro; o da fazenda São Mathias, em Ilha Bela; e o da capela da fazenda de Piraí, de Itú.

“Os retábulos pertencem ao final do século XVII e começo do século XVIII e poderão ser visto em sua pintura original quando acabar o restauro. Em todos se encontra uma aparência que imita o mármore em vários tons de vermelho, azul, rosa, ouro e prata. Estes trabalhos foram produzidos em São Paulo e revelam a extrema qualidade do que se produzia aqui, na época uma província”, conta Mari. Para a Secretária Cláudia Costin, a preservação desse importante patrimônio requer parcerias que auxiliem na tarefa de manter não só a história viva como também permitam o acesso do público a essa etapa do complexo trabalho de restauro.

Museu de Arte Sacra: Av. Tiradentes, 676 – Luz. Tel. (11) 3326-1373.