Cultura: Museu de Arte Sacra expõe vestes litúrgicas dos séculos III e IV

Roupas que trazem curiosidades de épocas podem ser apreciadas até 30 de novembro

qui, 06/10/2005 - 20h06 | Do Portal do Governo

A exposição Paramentos Litúrgicos, na Estação de Metrô Tiradentes, traz parte do acervo do Museu de Arte Sacra do Estado de São Paulo (MAS), até 30 de novembro. O público tem a oportunidade de conhecer as roupas usadas pelos celebrantes das missas antes da reforma litúrgica ocorrida na década de 60.

O simbolismo das vestes litúrgicas cristãs faz uma verdadeira passagem pela história principalmente a partir dos séculos III e IV. Nessa época, houve uma mudança radical no Concílio de Narbona, em 589, quando foi formada a doutrina litúrgica e houve a diferenciação entre as veste civil e a eclesiástica. A curiosidade fica por conta de um Solidéu, pequeno chapéu em forma de círculo, que pertenceu ao Papa Pio XII. O Solidéu também é conhecido como kipá e utilizado pelos homens na religião judaica. Outra novidade são duas Dalmáticas, veste utilizada desde o Império Romano e adotada pelos diáconos da Igreja. Estão representadas nos paramentos várias cores litúrgicas: verde, vermelho, rosa, roxo e preto, que foram codificadas definitivamente a partir do século XIII, pois somente o branco era usado em Roma nas cerimônias religiosas como símbolo de pureza ritual.

Entre as peças expostas podem ser conferidas também diversas miniaturas: como os modelos gótico e românico de Casula, veste própria do sacerdote que preside a celebração; a Túnica ou Alva, que tem sua origem na antiga túnica romana e grega; a Estola, símbolo do poder sacerdotal; o Cíngulo, cordão que o sacerdote amarra na cintura impedindo que a Alva se arraste no chão; o Manípulo, espécie de estola de mão, preso a um dos braços, utilizado nos banquetes antigos como guardanapo, entre outras vestes.

O objetivo da exposição, num dos espaços da estação Tiradentes do Metrô, é proporcionar ao público um contato maior com o acervo do MAS. Inserindo a cultura sacra e oferecendo ingresso a R$ 1, para acesso ao museu.

Paramentos Litúrgicos
Até 30/11. Metrô Tiradentes, Grátis

Museu de Arte Sacra
De terça a domingo das 11h às 19h. Ingresso: R$ 4. ½ entrada
Av. Tiradentes, 676 – Luz. Fone: (11) 3326-1373/5393

Secretaria de Estado da Cultura