Cultura: Museu da Imagem e do Som promove a 2ª Edição do Cinemateca Paulista

Será na próxima quarta-feira, dia 14

ter, 06/04/2004 - 20h40 | Do Portal do Governo

O Museu da Imagem e do Som realiza na próxima quarta-feira, dia 14, às 20 horas, a 2ª edição do Projeto Cinemateca Paulista. Este projeto visa mostrar obras marcantes da cinematografia paulista, pouco vistas e merecedoras de revisão, sempre comentadas por pensadores e profissionais da área.

Para esta sessão o MIS exibe o filme Cidade Ameaçada, de Roberto Farias, com comentários do jornalista e mestre em artes e cinema pela ECA/USP Sérgio Rizzo.

Consagrado diretor de filmes policiais que combinavam Hollywood e a realidade brasileira, Roberto Farias realizou filmes como Cidade Ameaçada (1960) e o clássico Assalto ao Trem Pagador (1962), baseado em fatos reais.

O filme é um forte drama que relata o problema do crescimento e da marginalidade nos grandes centros urbanos, fato que lhe confere grande atualidade. Cidade Ameaçada tem em seu elenco renomados artistas como: Jardel Filho, Eva Wilma, Reginaldo Farias, Milton Gonçalves, Dionísio Azevedo e Nelson Xavier.

Sérgio Rizzo é jornalista, mestre em Artes/Cinema pela ECA/USP. Escreve sobre cinema para a ‘Folha de S. Paulo’ e para as revistas ‘Educação’, ‘Set’ e ‘Viração’. É professor no Projeto Escola no Cinema, do Espaço Unibanco, e ministra cursos livres no Centro de Comunicação e Artes do Senac-SP e no Planeta Tela Espaço Cultural. É diretor-presidente do IJOR – Instituto Livre de Jornalismo, organização sem fins lucrativos voltada para a formação e a qualificação do jornalista, e para o fomento do debate em torno da profissão.

Na estréia, em novembro de 2003, Cinemateca Paulista, exibiu o longa-metragem Liliam M., Relatório Confidencial, de Carlos Reichenbach, que teve comentários do jornalista e montador do filme, Inácio Araújo.