Cultura: Museu da Imagem e do Som inaugura Cinemateca Paulista

Será dia 5 de novembro, no auditório do MIS

qui, 30/10/2003 - 9h08 | Do Portal do Governo

O Museu da Imagem e do Som (MIS), comemorando o dia do cinema brasileiro e o dia da cultura, em 5 de novembro, inaugura mais um projeto permanente. Denominado Cinemateca Paulista, o programa visa mostrar obras marcantes da cinematografia paulista, pouco vistas e merecedoras de revisão, sempre comentadas por pensadores e profissionais da área.

Na estréia, o MIS promove a exibição do longa-metragem Liliam M., Relatório Confidencial, de Carlos Reichenbach com comentários do jornalista e montador do filme, Inácio Araújo.

Sinopse

‘Maria larga o marido e os filhos para fugir com um caixeiro-viajante, mas uma tragédia obriga-a a ir sozinha para a cidade grande, onde assume o nome de Lilian e torna-se amante do industrial Braga, havendo um envolvimento tríplice, com a participação do filho assexuado do industrial. A ligação tríplice acaba em nova tragédia e Maria passa a ter uma relação sadomasoquista com Hartmann, um homem poderoso, neurótico de guerra. Quando Lilian compra terras de um grileiro, Hartmann descobre, através de um detetive, que a mulher fora enganada no negócio. Separa-se dela, dramaticamente. Novamente sozinha, Lilian, ex-Maria, acaba levada à baixa prostituição pelo marginal Chico.’

LILIAN M., RELATÓRIO CONFIDENCIAL, de Carlos Reichenbach (Brasil, 120min, Cor, 35 mm, 1974/75 Versão Integral), escrito, fotografado e dirigido por CARLOS REICHENBACH
cenografia: Marta Salomão Jardini
diretor de produção: Percival Gomes Oliveira
seleção musical: Carlos Reichenbach
montagem e edição: Inácio Araújo
produtor: Carlos Reichenbach
elenco: Célia Olga Benvenutti, Benjamin Cattan, Sérgio Hingst, Maracy Mello, Edward Freund, Walter Marins, Caçador Guerreiro, José Julio Spiewak, Thereza Bianchi, Lee Bujyja, Genésio Carvalho e apresentando Wilson Ribeiro e Washington Lasmar

Sobre o filme

Após três anos dedicando-se ao filme publicitário, Reichenbach radicaliza sua volta ao cinema, realizando uma obra à frente de seu tempo, e com influências nítidas do cinema japonês, confessamente sob o impacto dos filmes Segredo de Uma Esposa e Mulher Inseto de Shohei Imamura. Dez anos depois, Hubert Bals, criador e diretor do Festival de Rotterdam ( Holanda ), se apaixona por LILIAN M., passaporte para a descoberta de Reichenbach na Europa. Produzido com as sucatas de cenários da extinta JOTA FILMES, e usando um infra-estrutura mínima de sua produtora de comerciais, o diretor faz neste filme uma súmula de sua visão cinematográfica, já esboçada em CORRIDA EM BUSCA DO AMOR.

Por pressão do distribuidor e sócio-minoritário, o filme foi lançado comercialmente com o título de CONFISSÕES AMOROSAS ( até hoje rejeitado pelo diretor ).

A censura federal exigiu cortes profundos na versão final, obrigando o diretor e seu montador à reduzirem quase vinte minutos do filme. Curiosamente, todas as insinuações de tortura física de cunho político puderam ser mantidas. Em compensação, a maior parte do episódio protagonizado por Benjamin Cattan foi proibido, incluindo-se o seu desfecho ‘subversivo’.

As cópias disponíveis no Brasil e na Europa trazem a versão integral.

Local das filmagens: São Paulo.

Estréia em São Paulo: Dia 28 de Julho de 1975, exclusivamente no cine Marabá.

Museu da Imagem e do Som
Cinemateca Paulista
Dia 5 de novembro às 20h30
Auditório (173 lugares)
Av. Europa 158 – São Paulo – tel (11) 3062.9197
Entrada franca, com retirada de senhas com uma hora de antecedência.
Horário de Funcionamento do Museu: de Terça a Sexta – das 14h00 às 22h00 // Sábados e domingos – das 11h00 às 20h00

Da Assessoria de Imprensa do MIS

C.C.