Cultura: Museu da Imagem e do Som apresenta mostra Walter Hugo Khouri

As sessões serão realizadas até o dia 30 de maio

seg, 10/05/2004 - 21h34 | Do Portal do Governo

Perto de completar um ano do falecimento do cineasta Walter Hugo Khouri, o Museu da Imagem e do Som presta uma homenagem a um dos maiores diretores e autores do cinema brasileiro com a Mostra Walter Hugo Khouri, que será realizada de 19 a 30 de maio (com sessões de quarta-feira a sábado às 20h30 e aos domingos às 19h).

Com curadoria de Sérgio Martinelli – amigo e discípulo de Khouri – esta retrospectiva oferece um panorama da trajetória do cineasta, através de obras de fases períodos de sua carreira: a juventude nos anos 60, o período da década de 70, com filmes menos conhecidos, e suas obras mais recentes.

O público poderá acompanhar a obra de Khouri, marcada pelo existencialismo de seus personagens e o preciosismo técnico de seus filmes. Na noite de abertura, está previsto o lançamento do documentário ‘Encontrando Marcelo’ (São Paulo, 2004), um curta-metragem de Sergio Martinelli, sobre o diretor e sua obra.

Walter Hugo Khouri, (1929 a 2003) um dos nomes de reconhecida autenticidade do cinema brasileiro, por seu estilo marcadamente pessoal e pela atmosfera densa, estranha e poética de suas películas, onde há uma exemplar unidade de clima, linguagem e temática.

Autor e roteirista de todos os seus filmes e seu cinema tem uma gênese ligada ao universo urbano de São Paulo, onde nasceu e realizou a maior parte de seu trabalho. É um cinema muito diferente da visão regionalista e rural de outros importantes cineastas do Brasil, sem por isso deixar de ter um profundo enfoque social, humano e existencial do mundo e dos problemas que aborda.

Sergio Martinelli é Mestre em Cinema pela ECA/USP. Após uma rápida passagem pela televisão no programa ‘Lanterna Mágica’ e pela produção independente de vídeo, chega ao cinema pelas mãos do cineasta, Walter Hugo Khouri.

Nos últimos 4 anos atuou como Produtor Executivo da Maurício de Sousa Produções. Atualmente é professor de Cinema e TV na Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Mackenzie e produtor executivo da Dfilms.

Da assessoria de imprensa do MIS
C.A.