Cultura: Museu da Casa Brasileira traz concertos matinais e lançamento de livro

Semana Cultural também terá galeria com fotos

qui, 05/06/2003 - 10h52 | Do Portal do Governo

Lançamento de livro e concerto barroco agitam a semana cultural do Museu da Casa Brasileira. Nesta sexta-feira, dia 6, às 19 horas, o público visitante terá a oportunidade de conferir imagens em homenagem aos imigrantes que adotaram o Brasil como nova pátria e participar do lançamento da obra Brasil de Todos os Mundos – Os Imigrantes Construindo Nosso País.

No domingo, dia 8, a Temporada de Outono – que integra o projeto Música no Museu da Casa Brasileira – apresenta o Concerto de Música Barroca, às 11 horas. No palco, o trio Vaghi Concenti, formado por Esdras Rodrigues, no violino barroco, Silvana Scarinci, na guitarra barroca, e Cristina Geraldini, no violoncelo barroco. No repertório estarão obras de Biagio Marini, Dario Castello, Philipp Friedrich Böddecker, Tarquinio Merula, e Arcangelo Corelli.

Essa é a terceira edição da Temporada de Outono, série anual de apresentações musicais gratuitas que ocorrem nas manhãs de domingo no outono e primavera de cada ano no terraço do museu, em frente a seus amplos jardins.

A temporada atual já tem confirmadas mais duas atrações. No dia 15 de junho, o Quinteto Schubert apresenta música de câmara; e no dia 29, será a vez do Duo Brasil, com Amilton Godói e Itamar Collaço.

Por dentro do museu

Criado em maio de 1970 com a denominação Museu do Mobiliário Artístico e Histórico Brasileiro, tinha como objetivos reunir, catalogar e expor móveis e objetos de residências, considerados de valor histórico ou artístico para o país, especialmente para o Estado de São Paulo. Alguns meses após sua criação, teve sua denominação e objetivos alterados.

Em 1971, com o nome de Museu da Casa Brasileira passou a funcionar como centro de pesquisas dos equipamentos, usos e costumes da casa brasileira. Sua exposição permanente, distribuída em oito salas e duas galerias, reúne 72 peças representativas da evolução do mobiliário no Brasil.

Vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (SEC), o museu também promove exposições temporárias e coloca a disposição dos internautas informações e visita virtual ao acervo.

Serviço

O Museu da Casa Brasileira fica na Avenida Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano, em São Paulo. Telefones (11) 3032-2499/2564
Ingressos para o público: R$ 5,00. Estudantes com carteirinha e maiores de 60 pagam meia entrada.
Horário de visita: de terça a domingo, das 13 às 18 horas.

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.