Cultura: Museu da Casa Brasileira inaugura hoje duas mostras

'Moradas do Brasil' e 'Meninas Geraes' podem ser vistas até agosto

qui, 17/07/2003 - 13h34 | Do Portal do Governo

O Museu da Casa Brasileira volta a marcar o circuito paulista de design e arquitetura, com duas novas exposições: “Moradas do Brasil” e “Meninas Geraes”, que revelam o senso estético brasileiro e a aproximação do artesanato e o design.

“Moradas do Brasil” será inaugurada hoje, com um retrato do jeito brasileiro de construir casas e enfeitá-las. A mostra busca o ambiente humilde, com 60 fotos de casas das grandes periferias, sob o foco de Rui Faquini.

A moradia surge como espaço de proteção e acolhimento da família, sintetizando a “alma” cultural do morador. Revela sonhos, perspectivas e a condição social dos brasileiros.

O autor Rui Faquini se inspira em experiências pessoais para traduzir em papel a casa nacional. Nascido em Goiás, conheceu Brasília ainda em obras e trabalhou como office-boy na empreiteira responsável pela construção da cidade.

A exposição “Meninas Geraes” busca o artesanato do interior de Minas para retratar a tradição barroca do sudeste brasileiro. Peças de tecelagem, tricô, crochê e bordado, feitas à mão por mulheres da região, demonstram a tradição têxtil, cultivada tanto pelas mulheres idosas do Vale do Jequitinhonha como pelas jovens empreendedoras e profissionais que vivem da arte.

A mostra traz também fotos da carioca Lena Trindade, mesclando a arte feita nos quintais e varandas com os animais e vegetação que as inspiram.

Exposição ‘Moradas do Brasil’/ ‘Meninas Geraes’
De 17 de julho a 10 de agosto, das 13h às 18h

Museus da Casa Brasileira
Avenida Brig. Faria Lima, 2705 – Jardins
Tel: 3032-2564
Ingressos: R$4,00
Estudante: R$2,00
Domingo: grátis

Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo
Fale com a gente: contato@cultura.sp.gov.br
Site: www.cultura.sp.gov.br

GB