Cultura: Museu da Casa Brasileira homenageia o arquiteto Miguel Juliano

Público pode conferir até 12 de janeiro os croquis, desenhos, fotografias e maquetes

sex, 13/12/2002 - 10h41 | Do Portal do Governo

O Museu da Casa Brasileira, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, abriu nesta quinta-feira, dia 12, a exposição A Arte e a Técnica de Miguel Juliano, na capital. O público tem até o dia 12 de janeiro de 2003 para conferir os croquis, desenhos, fotografias e maquetes.

São 48 trabalhos do arquiteto, que comemora 50 anos de carreira com projetos de residências, centros de convenções e culturais, como o Parque Anhembi e o Centro Cultural do Sesc em Pinheiros.

O profissional inovou conceitos arquitetônicos ao utilizar formas metálicas que economizam madeira na construção. Contribuiu também com o uso de elementos vazados, para controle da iluminação natural e ventilação, otimizando o uso de aparelhos de ar-condicionado.

Arquitetura paulista

Miguel Juliano teve papel ativo na chamada arquitetura paulista, cujas obras se distinguem pela racionalidade e funcionalidade. Essa corrente arquitetônica privilegia a utilização de concreto aparente, destacando a importância do binômio espaço + estrutura no conjunto da obra.

Autodidata, nasceu em Goiás e mudou-se aos 18 anos para São Paulo, onde iniciou suas atividades como projetista e, mais tarde, arquiteto. Ao longo da sua carreira, projetou mais de 500 edifícios, no Brasil e exterior. Fez indústrias, hotéis, bancos, hospitais, centros de compras, universidades, fundações e mais de uma centena de edifícios de escritórios e apartamentos.

Serviço:
Museu da Casa Brasileira – www.mcb.sp.gov.br
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano – São Paulo-SP
Visitação de terça a domingo, das 10 às 17 horas
Entrada: R$ 5,00

Da Agência Imprensa Oficial

R.K.