Cultura: Museu da Casa Brasileira disponibiliza acervo em site

São 28 mil fichas com informações sobre os equipamentos de várias casas brasileiras

ter, 13/09/2005 - 16h28 | Do Portal do Governo

Convertidas em acervo virtual, 28 mil fichas com informações sobre os equipamentos de várias casas brasileiras, seus usos e costumes, estarão disponíveis a partir de hoje em CD e no site do Museu da Casa Brasileira (MCB) (www.mcb.sp.gov.br).

Durante o lançamento, o professor Carlos Lemos, um dos maiores historiadores de arquitetura do País e membro do Conselho Diretor do MCB, dará um depoimento sobre a importância do fichário. Em seguida, o professor Ulpiano Bezerra de Meneses, do Departamento de História da USP, proferirá a palestra As dimensões materiais da vida humana. No local, estarão à venda os cinco volumes da coleção: Equipamentos, Usos e Costumes da Casa Brasileira, editados em 2002, com o preço promocional de R$ 15, o volume.

O trabalho de pesquisa das fichas manuscritas durou nove anos e foi coordenado por Ernani Silva Bruno, primeiro diretor do MCB. As informações foram recolhidas de relatos de viajantes, literatura ficcional, inventários e testamentos de famílias. Trata-se de um material muito rico para todas as pessoas interessadas em pesquisar a habitação no Brasil.

Lançamento – Acervo Virtual, depoimento & palestra
Dia 13, terça-feira, às 19h. Grátis

Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2.705. Jardim Paulistano. Tel.: (11) 3032-3727/ 2499
Ingresso: R$ 4 e ½ entrada. Domingo, grátis
Acesso a portadores de deficiência física
www.mcb.sp.gov.br

Da Secretaria da Cultura