Cultura: Museu da Casa Brasileira abre temporada da Primavera, com Camerata de Violões

Será aberta a partir do próximo dia 21 de setembro

qui, 18/09/2003 - 21h04 | Do Portal do Governo

O Museu da Casa Brasileira (MCB) abre sua Temporada de Primavera no dia 21 de setembro, às 11h, com a Camerata de Violões do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim sob a regência do maestro Cláudio Weizmann. O concerto será realizado no terraço do museu, que dá acesso para um jardim de 6.000 m2.

No programa, a Camerata executa ‘A Primavera das 4 Estações’, de Vivaldi; ‘Marcha Turca’, de Mozart; trechos da ópera ‘Carmen’ – ‘Habanera’ e ‘Canção do Toreador’, de Bizet; ‘Carneirinho Carneirão’ e ‘Bachiana Brasileira nº 5’, de Villa- Lobos; ‘Bachianinha’, de Paulinho Nogueira; ‘Foi Bôto Sinhá’ e ‘Uirapuru’, de Waldemar Henrique; ‘Corcovado’, de Tom Jobim; ‘El Vito’, folclore espanhol; ‘Tico-Tico no Fubá’, de Zequinha de Abreu; ‘Carinhoso’, de Pixinguinha; e ‘Sem Fronteiras’, pot-pourri pela Paz Mundial.

A Camerata é integrada por 20 jovens músicos entre 12 e 20 anos, todos alunos do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim. É composta por quatro naipes de violões, violoncelo e flautas.
Para Adélia Borges, nova diretora do MCB, este projeto vem ao encontro do objetivo de atrair um número cada vez maior de freqüentadores para o museu e de oferecer ao público uma programação cultural de qualidade.

A Temporada de Primavera do Museu da Casa Brasileira vai apresentar concertos gratuitos todos os domingos, sempre às 11 da manhã, nos meses de setembro, outubro e novembro. O projeto tem o patrocínio de Furnas, e é uma realização do Museu da Casa Brasileira em conjunto com a Carpex Empreendimentos.

Esta parceria aproximou o Programa Musical do MCB, iniciado em 1992, do Projeto Música no Museu, inaugurado pela Carpex Empreendimentos em dezembro de 1997 no Rio de Janeiro. Desde então, a Carpex e Furnas realizam concertos gratuitos em museus de várias capitais, como Belo Horizonte, Brasília e Florianópolis. O Projeto Música no Museu é a versão brasileira do que acontece em museus como o Metropolitan, MoMa, Guggenhein (Nova Iorque), o Louvre (Paris) e Gulbenkian (Lisboa).

Programação da Temporada de Primavera

Setembro

  • 21 – Camerata de Violões do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, regência do maestro Cláudio Weizmann
  • 28 – Quinteto Carlinhos Antunes

    Outubro

  • 5 – Grupo Instrumental de Práticas e Arranjos (Gipa) e Grupo Instrumental Orff, regentes Valéria Ruiz e Oswaldo Mori
  • 12 – Grupo Terra Brasil MPB instrumental com informação do jazz americano
  • 19 – Camerata de Violões e Coral do Polo Júlio Prestes do Projeto Guri, regentes Marcelo Brazil e Heloísa Helena da Silva Pompeo
  • 26 – Badi Assad, voz e violão interpretando MPB

    Novembro

  • 9 – Jovens Cantores do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, regência do maestro Francisco Campos
  • 16 – Camerata de Flauta do Polo Mazzaropi Projeto Guri
  • 23 – Choro Contemporâneo
  • 30 – Quarteto de Cordas

    Serviço
    Temporada de Primavera: Camerata de Violões do CEM Tom Jobim
    Duração do concerto: 1h15
    Capacidade: 230 lugares
    Horário: 11h
    Domingo, 21 de setembro: Entrada franca

    Local : Museu da Casa Brasileira – Avenida Faria Lima, 2705 tel. 3032-2564
    Visitação: de terça a domingo, das 13h às 18h.
    Acesso a portadores de deficiência física.
    Home page: www.mcb.sp.gov.br

    Secretaria da Cultura
    C.A.