Cultura: Mostra sobre lendas indígenas do pintor Rego Monteiro estão na Pinacoteca de SP

Exposição vai até 26 de fevereiro

qui, 08/12/2005 - 16h53 | Do Portal do Governo

Em cinco paredes e três vitrines há aquarelas, óleos, desenhos originais e anotações pessoais do artista pernambucano da década de 20

Quem visitar a Pinacoteca do Estado poderá apreciar a exposição Do Amazonas a Paris, As Lendas Indígenas de Vicente do Rego Monteiro. Nos anos 20, o artista pernambucano pesquisou o universo indianista e as riquezas das tradições indígenas do Brasil com inspirações marajoaras (índios da Ilha de Marajó). Em cinco paredes e três vitrines há aquarelas, óleos e desenhos originais de Rego Monteiro, criadas em 1921. Constam, ainda, anotações pessoais e esboços sobre suas pesquisas relacionadas à cultura e à arte marajoaras.

A partir dessas obras, o pintor e artista plástico produziu trabalhos gráficos cuja publicação ocorreu em Paris, na década de 20. Rego também era poeta e editor. O curador da mostra, Jorge Schwartz, professor de literatura hispano-americana da USP, dedicou espaço para apresentar aos visitantes o ‘lado literato’ de Rego Monteiro. Schwartz selecionou poesias francesas, publicadas na França e no Brasil.

Obras inéditas – Duas obras de Rego Monteiro, praticamente inéditas no Brasil, foram editadas pela Imprensa Oficial em parceria com a editora da Universidade de São Paulo (Edusp). Os livros Lendas, Crenças e Talismãs dos Índios do Amazonas (Legendes Croyances e Talismans des Indiens de L`Amazone) e Algumas Vistas de Paris (Quelques Visages de Paris) ganharam edição fac-similar (reprodução idêntica à original) e foram lançados sábado passado, na Estação Pinacoteca.

Schwartz também é o organizador desse trabalho. As duas obras são raridades a respeito das lendas amazônicas, que até então só estavam disponíveis em Paris. Desde o lançamento original das obras de Rego Monteiro, há mais de meio século, só restaram três cópias no Brasil.

Durante um ano e meio, Schwartz consultou vários exemplares desse período, reconstituiu e reproduziu as edições originais com a maior fidelidade possível. Até então, os dois títulos eram edições numeradas de colecionadores.

‘Na obra Lendas, Rego faz profunda pesquisa sobre a cultura marajoara. Reproduziu todas as lendas e as ilustrou. Tem também as pictografias (ideogramas que aparecem na cerâmica)’, explica o organizador. Já Algumas Vistas de Paris trata a história de um cacique que sai do Amazonas e vai visitar Paris. ‘É como se fossem cartões postais em que o índio descreve, por exemplo, a Torre Eiffel’. No imaginário desses viajantes, esse local é uma torre de defesa com linguagem indígena, explica, ao dizer que a obra é uma ‘visão invertida: em vez de os europeus descobrirem o Brasil, os indígenas amazonenses é que descobrem a cultura parisiense’.
A tradutora das publicações, Regina Salgado Campos, disse que sua principal preocupação era manter a fidelidade ao original. Para isso, pesquisou fontes originais dos textos consultados por Vicente do Rego Monteiro.

SERVIÇO
Estação Pinacoteca
Largo General Osório, 66 (próximo à Estação da Luz)
Aberta de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas – Telefone: (11) 3337-0185. Entrada custa 4,00. Grátis aos sábados. Mostra será encerrada no dia 26 de fevereiro

Livros são vendidos numa espécie de caixa com os originais em francês e encartes com as traduções. A caixa simples custa R$ 150,00. O modelo de luxo, com capa revestida de tecido, é comercializado por R$ 180,00. As obras podem ser adquiridas no site www.imprensaoficial.com.br(link loja virtual)

Viviane Gomes
Da Agência Imprensa Oficial