Cultura: Mostra Poemarios está em cartaz na Estação Pinacoteca

Exposição reúne 43 obras das diversas faces do pintor mexicano José Clemente Orozco

ter, 03/02/2004 - 19h24 | Do Portal do Governo

A exposição Poemarios, do mexicano José Clemente Orozco, continua em cartaz na Estação Pinacoteca. A mostra reúne 43 obras das diversas faces do pintor mexicano José Clemente Orozco, um dos mais importantes pintores da vanguarda mexicana.

Foi organizada pela Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul e esteve exposta no MARGS Mostra Itinerante da 4ª Bienal do Mercosul, que tem a curadoria de Agustín Arteaga.

Com Diego Rivera e David Siqueiros, José Clemente Orozco (1883-1949) forma o triunvirato da pintura muralista mexicana. Esse movimento de vanguarda foi consolidado em 1922, na Cidade do México, quando os três se uniram em torno de um tema em comum. A lendária revolução que estourara doze anos antes, à frente da qual estiveram Emiliano Zapata e Pancho Vila, foi retratada pelos três. Assim como Rivera e Siqueiros, Orozco retratou a pobreza e cenas de engajamento político e social. O artista, que começou fazendo plantas topográficas, também foi motivado pela cultura da pré-colonização espanhola.

Data: Até 21 de março de 2004
Horário: das 10 às 18h
Local: Estação Pinacoteca
Endereço: Largo General Osório, 66 – ao lado da Sala São Paulo.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

M.J.