Cultura: Mostra na Galeria Júlio Prestes rende homenagem a Drummond

São 42 obras que reverenciam a trajetória do poeta

sex, 08/11/2002 - 11h13 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura está promovendo a exposição Carlos Drummond – o Poeta Maior, na Galeria Júlio Prestes, bairro da Luz, em São Paulo. A homenagem ao poeta permanece em cartaz até 17 de novembro. No espaço estão expostas 42 obras de 41 artistas contemporâneos que homenageiam o poeta, no ano do centenário do seu nascimento. Há pinturas de seu rosto e outras baseadas em poemas, com um papel ao lado onde está impressa a poesia que inspirou o pintor.

Artistas e obras fazem parte do acervo da galeria da curadora Mali Villas-Bôas, de São Paulo, que organizou a exposição. Os visitantes poderão encontrar e conversar com os autores, que se revezam diariamente na Galeria Júlio Prestes. Entre eles, estão Sandra Scaffide, Mi Castelani, Lahhera e a escultora Dalila. O evento já foi mostrado em vários locais este ano, como Assembléia Legislativa de São Paulo e os centros culturais Hermann Müller, na capital, e os de Jundiaí e de Suzano.

De Itabira para o Rio

Considerado um dos maiores poetas brasileiros, Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro (MG) em 31 de outubro de 1902 e faleceu em 17 de agosto de 1987, no Rio de Janeiro. De família de fazendeiros em decadência, estudou em Belo Horizonte (MG) e com jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo (RJ). Na capital mineira, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas. Formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto (MG) em 1925, mas abandonou a profissão. Fundou com outros escritores A Revista, que, apesar da vida breve, foi importante veículo de afirmação do modernismo em Minas. Ingressou no serviço público e, em 1934, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi chefe de gabinete de Gustavo Capanema, ministro da Educação, até 1945. Passou depois a trabalhar no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e aposentou-se em 1962. Desde 1954 colaborou como cronista no Correio da Manhã e, a partir do início de 1969, no Jornal do Brasil

Data: Até 17 de novembro de 2002
Visitação: De segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas
Local: Galeria de Exposições Júlio Prestes – Rua Mauá, 51 – Luz – São Paulo-SP
Entrada gratuita