Cultura: Mostra itinerante valoriza grupos amadores

Peça será apresentada em Tatuí

ter, 26/07/2005 - 16h05 | Do Portal do Governo

A 5ª Mostra de Teatro do projeto Ademar Guerra chega amanhã a Tatuí, na região de Itapetininga. Ao to do serão oito espetáculos gratuitos, de seis cidades, apresentados no Teatro Procópio Ferreira, em horários diferentes, até domingo, dia 31. Em cena, os grupos Epifania, de Jaú, com o espetáculo A Morte do Imortal; Cia de Dança Anelissa Fructuoso, de Tatuí, com o infanto-juvenil A Sopa de Pedra ; Pereirão de Teatro, também de Tatuí, com a comédia Os Dois Turrões ; Teatral Lange, de Cesário Lange, com o espetáculo Afrodite; o Teatro Estrada, de Indaiatuba, com a peça Conjugal ; Núcleo de Artes Cênicas, de Indaiatuba, com Bodas de Sangue; Já, de Jaguaríuna, com No Smoking ; e Teatral Cozinha Experimental, de Itararé, com o espetáculo O Juiz de Paz na Roça .

A Mostra, que começou em 10 de junho e já passou por seis regiões do Estado, é fruto dos resultados das oficinas de teatro mantidas pelo Governo do Estado, por meio do projeto Ademar Guerra, da Secretaria da Cultura com grupos amadores do interior. O Projeto homenageia e recupera o trabalho de Ademar Guerra, grande incentivador do teatro amador. Nascido em Sorocaba, em 1933, ele fez parte da mais influente geração de diretores no teatro nacional. Contemporâneo a Antunes Filho, José Celso Martinez Corrêa, Flávio Rangel, José Renato, Antônio Abujamra e Augusto Boal, Guerra dirigiu espetáculos que marcaram a grande fase do teatro brasileiro da década de 60.

Um dos traços marcantes da personalidade do diretor era recusar privilégios, qualquer coisa que não o identificasse como um cidadão brasileiro comum. ‘Sou apenas um diretor de teatro’, costumava afirmar. Entretanto, como diretor de teatro, influenciou toda uma geração de atores, diretores de teatro e televisão, dramaturgos, coreógrafos, bailarinos e músicos.

5ª Mostra de Teatro Ademar Guerra
Dia 27/07, quarta-feira, às 20h. A Morte do Imortal
Dia 28/07, quinta-feira, às 14h. A Sopa de Pedra
Dia 28/07, quinta-feira, às 20h. Os Dois Turrões
Dia 29/07, sexta-feira, às 20h. Afrodite
Dia 30/07, sábado, às 20h30. Bodas de Sangue
Dia 31/07, domingo, às 15 h. No Smoking

Teatro Procópio Ferreira
Conservatório Dramático e Musical de Tatuí
R. São Bento, 415 – Centro. Tel.: (15) 3251-4573
www.cdmcc.com.br

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Cultura

F.C.