Cultura: Mostra homenageia Oscar Niemeyer no Memorial da América Latina

Exposição 'Homenagem a Niemeyer: Esboços do Memorial' fica em cartaz até o dia 20

ter, 08/11/2005 - 18h23 | Do Portal do Governo

A exposição Homenagem a Niemeyer: Esboços do Memorial fica em cartaz até o dia 20, na Galeria Marta Traba do Memorial da América Latina. Quem visitar a mostra conhecerá croquis, plantas e fotos da construção do edifício, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A entrada é franca. Cerca de 1,4 mil desenhos dos esboços, em formato original, antes restritos aos técnicos e operários que ergueram o Memorial, permitem leitura do trabalho de Niemeyer, cuja arquitetura tem reconhecimento internacional.

Serão expostos, em álbuns especialmente impressos e reproduzidos digitalmente. Com essas ilustrações, será possível entender a geometria de construção das formas, as armações de aço que fazem parte da estrutura de concreto armado, as especificações de acabamentos e os detalhes técnicos da conexão entre arquitetura e sistemas de instalações técnicas. O curador da exposição é o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Lúcio Gomes Machado. O público poderá apreciar, também, imagens do fotógrafo Pedro Ribeiro, que registrou os momentos da edificação do Memorial.

Consciência da integração – O Memorial da América Latina, vinculado à Secretaria da Cultura, foi inaugurado em 18 de março de 1989 e não tem fins lucrativos. Seu objetivo é difundir as manifestações latino-americanas de criatividade e saber e estreitar as relações culturais, políticas e econômico-sociais do Brasil com os demais países da América Latina. Projetado por Oscar Niemeyer, o espaço situa-se no bairro da Barra Funda, zona oeste da capital. O projeto cultural foi idealizado pelo antropólogo e escritor Darcy Ribeiro, que atribuiu ao Memorial o importante papel de desenvolver nos brasileiros a consciência da integração e aprofundar a convivência e a amizade entre os povos latino-americanos.

Da Agência Imprensa Oficial