Cultura: Mostra fotográfica sobre mineiros da Bolívia no Memorial da América Latina

'Todos os Dias a Noite - Mineiros da Bolívia' será aberta hoje, às 19h30

ter, 15/04/2003 - 12h14 | Do Portal do Governo

Chega ao Brasil, no Memorial da América Latina, a mostra “Todos os Dias a Noite – Mineiros da Bolívia”, do fotógrafo suíço Jean-Claude Wicky, apresentada anteriormente em cidades como Lausanne, na Suíça, e Buenos Aires, na Argentina. Trata-se da produção fotográfica de Wicky entre os anos de 1984 e 2001 realizadas nas minas do altiplano boliviano. Composta por 100 imagens p&b (preto e branco) a mostra, que faz parte do VI Mês Internacional da Fotografia, será inaugurada hoje, às 19h30.

O fotógrafo suíço participou de numerosas jornadas durante esse período, que soma 15 anos, enterrando-se com os mineiros bolivianos nos labirintos de Colquiri, Viloco, Siglo XX e Chorolque, locais onde os homens enfrentam a rocha e dialogam com El Tio (o diabo). Note-se que a Bolívia, desde o início da colonização, é essencialmente um país de mineiros e sua história está intimamente ligada à indústria mineral.

Para quem quer conhecer mais sobre a realidade dos mineiros bolivianos, o trabalho de Jean-Claude Wicky é revelador desse universo esquecido nas profundezas dos Andes. Até 01/06.

Todos os Dias a Noite – Mineiros da Bolívia, de Jean Caude-Wicky
Dia 15, às 19h30
De terça a domingo, das 9h às 18h

Memorial da América Latina – Galeria Marta Traba de Arte Latino-Americana
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda (Metrô Barra Funda), Fone: (0xx11) 3823-4600