Cultura: Mostra ‘Eva Perón – Imagens de uma Paixão’ é aberta na Capital

Público pode conferir a exposição a partir desta quinta-feira, dia 7

qui, 07/11/2002 - 17h45 | Do Portal do Governo

Começa nesta quinta-feira, dia 7 de novembro, a exposição ‘Eva Perón – Imagens de uma Paixão’ na Galeria Marta Traba (Espaço II), no Memorial da América Latina. Serão expostos filmes, pinturas, fotos e peças de vestuário da primeira dama que se tornou referência das lutas sociais na Argentina, assim como dos direitos da mulher no século XX.

As obras de arte, produzidas em diferentes técnicas por artistas plásticos contemporâneos argentinos, tematizam o mito, reinterpretando e ecoando a personagem que até hoje catalisa vivências e esperanças de um povo. As fotos e filmes trazem situações da vida daquela que foi chamada de “mãe dos pobres” por seus conterrâneos.

Um destaque especial desta mostra são os vestidos e adereços de Maria Eva Duarte Perón. Artista de rádio, teatro e cinema antes de casar-se com Juan Domingo Perón (1944), futuro presidente da Argentina, Evita jamais abandonaria o glamour dos palcos, mesmo quando totalmente absorta em seu trabalho social. Entre seus vestidos, destacam-se criações dos costureiros mais importantes da época, como Christian Dior, Jacques Fath, Pierre Balmain, Paula Naletoff e Paco Jamendreu. Nos acessórios, assinaturas como Hermès, Rose Descat e Harrod’s.

As peças de vestuário, emprestadas por suas irmãs (Blanca e Erminda Duarte) e pelo Museu Evita de Buenos Aires, foram usadas apenas uma vez, em momentos importantes da vida de Eva Perón. Apenas uma vez também saíram da Argentina, antes desta mostra, para integrar uma exposição no Metropolitan de Nova York. Para os argentinos, essas peças não têm preço e eles consideram um privilégio que os brasileiros possam admirá-los. No Memorial, serão apresentados com cenografia especial, de Maureen Bisilliat.

É difícil explicar o fascínio que a curta trajetória de Eva Perón (1919-1952) exerceu e exerce sobre homens e mulheres não só da Argentina. Ela foi, por exemplo, a grande inspiração dos Montoneros, grupo da esquerda peronista que optou pela luta armada e foi praticamente dizimado pelo regime militar.

No dia da abertura, às 19 horas, será proferida uma palestra pelo diretor de Assuntos Culturais do Ministério das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da República Argentina, Embaixador Alberto Petrina, e por Cristina Álvarez Rodríguez, sobrinha-neta de Evita.

Data: De 7 de novembro a 1º de dezembro 2002
Horário: das 9 às 18 horas, de terça a domingo
Local: Galeria Marta Traba – Espaço II- Acesso pelos portões 5 e 6
do Memorial da América Latina- Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda- Mais informações: (0XX11) 3823-4600