Cultura: Mostra de Rodin começa hoje em Campos do Jordão

As esculturas estão expostas no Palácio da Boa Vista, sede do Governo do Estado no município

sex, 04/07/2003 - 14h19 | Do Portal do Governo

A partir desta sexta-feira, dia 4, os visitantes e moradores do município de Campos do Jordão, na Região de São José dos Campos, terão oportunidade de admirar as esculturas do artista Auguste Rodin que, fazem parte do acervo da Pinacoteca e, pela primeira vez, estão no Palácio da Boa Vista, residência de inverno do Governo paulista.

A mostra é composta por quatro esculturas de bronze: Torso da Sombra (1901), Torso Masculino do Beijo (1885), Bacanal (1885) e a Musa Trágica (1890). Essas obras ilustram diferentes etapas da produção do escultor, que revolucionou a representação da figura humana na escultura moderna. Também fazem parte da mostra, 12 reproduções fotográficas de Rodin com outras obras e cenas de seu ateliê em Paris.

A iniciativa faz parte da política de democratização do acesso às artes e interiorização da cultura da secretária Cláudia Costin. ‘Fico orgulhosa de poder trazer, pela primeira vez, a Campos do Jordão a mostra de Rodin, artista que revolucionou a arte de esculpir o corpo humano”, destaca Cláudia, acrescentando que desta forma está dando início à unificação dos acervos e ampliando a itinerância das obras de arte do artista.

O Palácio da Boa Vista tem 105 cômodos e normalmente abre 36 ambientes para visitação pública. O acervo conta com cerca de duas mil peças como obras de Cícero Dias e Tarsila do Amaral. Entre as obras, está uma das mais conhecidas da artista, o quadro “Operários”.

A exposição tem início nesta sexta-feira, dia 4, e vai até o dia 27 deste mês. O horário de visitação do Palácio da Boa Vista é das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Os ingressos custam R$ 10,00 para adultos e R$ 5,00 para estudantes. Crianças com menos de 10 anos e adultos com mais de 65 têm acesso gratuito ao Palácio, que fica na avenida Doutor Adhemar de Barros, 3001, Alto da Boa Vista. Telefone: (12) 262-1122.

Gláucia Basile