Cultura: Mostra Barro de América está em cartaz no Memorial

Mostra vai até 9 de outubro

sex, 09/09/2005 - 16h35 | Do Portal do Governo

A Galeria Marta Traba do Memorial da América Latina apresenta a exposição Barro de América, até o dia 9 de outubro. Barro de América é uma mostra da produção contemporânea de artistas do continente americano que utilizam a terra e suas diversas vertentes como suporte ou como metáfora.

A liberdade de uso do material, plasmado em arquitetura, fotografia e instalações, semeia o barro de novos e provocantes significados. A exposição vem de Maracaibo e San Felipe, na Venezuela, onde foi realizada de dezembro de 2004 a março deste ano.

Dentre os artistas participantes, estão Carlos Uribe (Colômbia), Carlos Runcie Tanaka (Peru), Ernesto Leal (Cuba), James Von Minor (EUA), Rosher Acevedo (Venezuela), Victor Hugo Irazabal (Venezuela), Domenica Aglialoro (Venezuela), Lourdes Peñaranda (Venezuela) e Antonio Briceño (Venezuela). Do Brasil, José Rufino, Maria Bonomi, Luiz Hermano e Caetano Dias, Lygia Reinach e Shirley Paes Leme.

O segmento brasileiro da Barro de América tem obras diferentes das apresentadas na Venezuela. Os artistas desenvolvem suas obras no local onde as expõem. Eles passarão cerca de uma semana no Memorial criando as obras. Estudantes de arte da capital paulista serão assistentes de montagem e auxiliarão os artistas na elaboração de seus trabalhos.

Idealizada como uma bienal pelo crítico venezuelano Roberto Guevara, um reconhecido teórico da arte latino-americana contemporânea, falecido no início de 1999, a Barro de América aconteceu pela primeira vez em 1992, durante as comemorações dos 500 anos do descobrimento da América, na Venezuela. O evento, que está em sua quinta edição, homenageia Guevara este ano.

Em 1998 e 2001, o Memorial abrigou a terceira e a quarta edições do evento. O segmento brasileiro da exposição tem curadoria de Leonor Amarante. Martín Sánchez é o curador dos outros países integrantes, que são Colômbia, Cuba, EUA, Peru e Venezuela.

Sobre o Memorial – Inaugurado em 18 de março de 1989, o Memorial da América Latina é uma fundação de direito público, sem fins lucrativos, com o objetivo principal de difundir as manifestações latino-americanas de criatividade e saber, buscando o estreitamento das relações culturais, políticas, econômicas e sociais do Brasil com os demais países da América Latina. Projetado e implantado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Memorial está instalado perto do centro de São Paulo, no bairro da Barra Funda. O projeto cultural foi idealizado pelo antropólogo e escritor Darcy Ribeiro, que propôs um papel importante ao Memorial: desenvolver no Brasil a consciência da integração e aprofundar a convivência e a amizade dos povos da América Latina.

Da Assessoria de Imprensa do Memorial da América Latina

C.C.