Cultura: Mitologia Grega é tema de encontros até sábado na Casa das Rosas

Tróia e Cinema Paradiso em discussão

qua, 14/12/2005 - 19h22 | Do Portal do Governo

Trechos de filmes recentes e textos clássicos são tema de um, encontro que acontece na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, desde ontem (13) até dia 17 de dezembro, às 20h. O Ciclo de Conferências Cenas Modernas e Textos Antigos tem por objetivoexplicar as estratégias de adaptação motivadas pela economia do roteiro ou ideologia do diretor, responsável por uma apropriação do mito.

Ilíada e Odisséia, ambos poemas de Homero, formadores dos mitos de Aquiles e Odisseu, respectivamente, compõem a temática dos encontros. No rol dos filmes analisados, destacam-se Tróia (2004), O olhar de Ulisses (1995) e Cinema Paradiso (1989). Para tanto, os professores da USP João Ângelo Oliva Neto e Marcos Martinho dos Santos (Doutores do Programa em Pós-Graduação em Letras Clássicas) serão os expositores da conferência.

Os mitos propõem a discussão de exemplos máximos da educação grega antiga: a coragem, na pele de Aquiles, e a prudência, típica de Odisseu. A partir daí, o objeto de análise é o equilíbrio desses dois elementos, que, segundo Platão, só em combinação harmoniosa podem compor o caráter do sábio.

Confira abaixo a programação completa:

Ciclo de Conferências Cenas Modernas e Textos Antigos
Grátis

Dias 14 e 15/12, às 20h
Tema 1: Guerra de Tróia
Cenas do filme: Tróia, de Wofgang Peterson (2004)
Passagens dos textos: Ilíada e Odisséia (Homero), Eneida (Vergílio), Agamêmnão (Ésquilo), Helena (Eurípedes), Cantos Cíprios e Antehomerica, Homérica e Posthomerica (João Tzetzes)

Dias 16 e 17/12, às 20h
Tema 2: Ulisses: o retorno, a volta para casa, o reingresso no lar
Passagens do texto: Odisséia, de Homero
Cenas dos filmes: Cinema Paradiso (Giuseppe Tornatore), Sommersby, o retorno de um estranho (Jon Amiel), O olhar de Ulisses (Theo Angelopoulos), E aí, meu irmão (irmãos Cohen)

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
De terça a domingo das 10h às 18h
Av. Paulista, 37. Metrô Brigadeiro. Tel: (11) 3285-6986
www.casadasrosas.sp.gov.br