Cultura: MIS reabre dia 18 com extensa programação cultural

Tributo a Adoniran Barbosa e programas históricos da TV paulista estão entre as atrações

ter, 12/08/2003 - 9h27 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


Por Claudeci Martins

O Museu da Imagem e do Som (MIS) reabrirá suas portas com uma série de eventos programados entre os dias 18 e 26 de agosto. Após reforma de um ano e meio, o primeiro museu brasileiro de documentação audiovisual volta a funcionar com acervo reestruturado e projeto de investir em novas mídias e de valorizar a produção televisiva.

‘As novas diretrizes têm como foco a revalorização e ampliação do acervo para que ele possa dialogar com produções brasileiras e internacionais e ser um museu vivo e inovador. Daremos ênfase a novas mídias, e o MIS estará aberto a outras instituições e produções independentes’, afirmou o diretor do museu Amir Labaki, durante entrevista coletiva à imprensa.

A Secretaria de Estado da Cultura, à qual o MIS está vinculado, promoveu as reformas das instalações elétricas, do andar térreo (que recebeu nova iluminação), da biblioteca e do espaço de atendimento ao público, além da repintura das áreas interna e externa. As obras de melhorias contaram com apoio da iniciativa privada. ‘Inteiramente renovado, o espaço ficou aberto, amplo, amigável e mais adequado ao convívio das pessoas.’

Criado em maio de 1970, em seu acervo encontram-se filmes, fotografias, vídeos, gravações sonoras, antigas câmaras fotográficas e filmadoras, gramofones e outros aparelhos fonográficos. Parcela expressiva da produção artística no campo audiovisual foi preservada pelo museu ao longo de seus 33 anos de existência.

Os dois Brasis de Ballot

Na reabertura, às 20h30, haverá a exposição Nas Lentes De O Cruzeiro: Os Dois Brasis De Henri Ballot (1921-1997). As imagens do fotógrafo franco-brasileiro para a revista O Cruzeiro – na década de 1950 – registraram a vida dos índios do Alto Xingu e o cotidiano de São Paulo, em pleno auge desenvolvimentista.

A mostra resulta de seleção feita pelos curadores Helouise Costa e Eduardo Castanho a partir da coleção que está sendo doada ao MIS. Anteriormente expostas no Musée de l`Homme, de Paris, esta é a primeira vez que suas fotos serão exibidas no Brasil.

O melhor da TV paulista

Em cartaz de 19 a 24 de agosto, o ciclo Televisão Paulista: 1965-2000 é composto por 18 programas históricos das emissoras paulistas e tem consultoria do crítico de televisão Gabriel Priolli. Parte dos programas será incorporada ao acervo do MIS.

Na seleção estarão os musicais Jovem Guarda (Roberto Carlos, Erasmo e Wanderlea) e Fábrica do Som (grupo Titãs); entrevista da escritora Clarice Lispector (TV Cultura); a série Malu Mulher (estrelada por Regina Duarte); o jornalístico Abertura (com Gláuber Rocha); e os infantis Vila Sésamo (com Sônia Braga), e Rá-Tim-Bum, dirigido por Fernando Meirelles.

Ícone paulistano

No dia 21, às 20h30, a atração será o show tributo Cantando Adoniran, que tem curadoria do compositor Carlos Rennó. O grupo Demônios da Garoa, Max de Castro e Vanessa da Mata cantarão em homenagem ao sambista do Bixiga. Trem das Onze, Saudosa Maloca e Samba do Arnesto serão alguns dos clássicos da música popular brasileira que estarão no repertório.

Autor das mais conhecidas canções paulistas e filho de imigrantes italianos, Adoniran Barbosa nasceu na cidade de Valinhos, em 1910. Suas canções ficaram conhecidas pelas interpretações do grupo Demônios da Garoa, como O Samba do Arnesto e As Mariposas. Artista boêmio, morreu em 1982, aos 72 anos, de enfisema pulmonar.

O ícone da música paulistana será contemplado com a exibição do programa Ensaio Especial – Adoniran, no dia 23, às 20 horas. A infância, a história de suas canções, os bairros que freqüentava, Brás e Bixiga, são os assuntos abordados em sua entrevista. Está sendo negociada a transferência do seu acervo para o MIS.

Filme, novas mídias e debate

Em comemoração ao cinqüentenário do primeiro longa-metragem brasileiro destinado à audiência infantil, será exibido o filme O Saci, dia 23, às 15 horas. Baseado em Monteiro Lobato e dirigido em 1953 por Rodolfo Nanni, a película inaugurará o novo horário que o museu passa a reservar a esse público.

Para reforçar a idéia de atuação em novas mídias, o MIS incluiu na programação a videoinstalação Versus, de Tadeu Jungle. A obra projeta imagens de um jogo de futebol por um ângulo bastante inusitado. O jogo é visto pela perspectiva do torcedor e de suas reações.

Completa a programação de reabertura, o debate Memória, Imagem e Som: Desafios Contemporâneos, previsto para o dia 26, às 20 horas, quando será discutida a missão do MIS. O encontro terá a participação da historiadora Denise Bernuzzi de Sant´Anna, do cineasta Roberto Moreira e da musicista e jornalista Regina Porto.

Serviço:
O MIS fica na Avenida Europa, 158, bairro Jardins, na Capital. Funciona de terça-feira a domingo, das 14h às 22h, com entrada franca.
Telefone: (11) 3062-9197

(LRK)