Cultura: MIS oferece Mostra Itinerante do Festival Nacional de Vídeo

Objetivo é divulgar o Festival Imagem em 5 Minutos em todo País

sex, 03/09/2004 - 18h41 | Do Portal do Governo

Na Sala Multimídia do Museu da Imagem e do Som será realizada, de 9 a 12 de setembro, a Mostra Itinerante do Festival Nacional de Vídeo – Imagem em 5 Minutos, que será exibida de quinta-feira a sábado, às 20h30 e domingo, às 19 horas.

A Mostra apresenta o documentário ‘Retrovisor’, de Danilo Scaldaferri, que conta a história do Festival desde sua criação, em 1994, até a última edição e na exibição dos vídeos premiados em 2003.

Com o objetivo de divulgar o Festival Imagem em 5 Minutos em todo País e instigar o debate acerca do audiovisual no Brasil atual, a Mostra Itinerante do Festival Nacional de Vídeo – Imagem em 5 Minutos, está percorrendo diversas regiões do interior da Bahia e as principais cidades de outros estados.

O Festival Nacional de Vídeo – Imagem em 5 Minutos foi criado com a finalidade de contribuir para o fomento da produção audiovisual no Brasil, instigando a criação e possibilitando a revelação de novos talentos.

Realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, através da DIMAS desde 1994, o Festival caracteriza-se por fixar o tempo de duração para cada vídeo em, no máximo, 05 minutos, incluídos os créditos.

O tema é livre, com a intenção de incentivar a criatividade dos ‘videomakers’, permitindo total liberdade de criação, desde que seja executado dentro do tempo definido. Crescendo ano a ano, em sua última edição recebeu mais de 300 inscrições de todas as regiões do País e distribuiu R$ 25.000,00 em prêmios.

Desde 1994 revelou diversos talentos baianos e de fora do Estado, tendo contribuído decisivamente para o interesse e o debate acerca do audiovisual na Bahia. Tanto pelo valor de sua premiação, quanto pelo número de vídeos inscritos é, hoje, considerado um dos maiores e mais importantes projetos de fomento à produção de vídeo no país.

Realização da Diretoria de Artes Visuais e Multimeios (DIMAS) da Fundação Cultural do Estado da Bahia em parceria com o MIS.

Programação :

De 9 a 11 de setembro, às 20h30 e 12 de setembro, às 19 horas
‘Retrovisor’ e Premiados do VIII Festival Nacional de Vídeo Imagem em 5 Minutos

Serviço:
Mostra Itinerante do Festival Nacional de Vídeo – Imagem em 5 Minutos
– Sala Multimídia – 70 lugares
– Entrada franca, com retirada de senhas com uma hora de antecedência.

Museu da Imagem e do Som
– Av. Europa 158 – São Paulo
– tel (11) 3062.9197