Cultura: MIS exibe mostra ‘Novo Olhar do Cinema Africano’

Filmes serão exibidos até o dia 24 de julho

qui, 14/07/2005 - 10h11 | Do Portal do Governo

A Embaixada da França no Brasil apresenta, até 24 de julho, a mostra Novo Olhar do Cinema Africano, composta por 18 filmes, sendo 11 documentários e sete ficções, produzidos nos últimos cinco anos. Os filmes serão exibidos gratuitamente no Museu da Imagem e do Som.

A sessão de hoje traz Férias em casa, de Jean-Marie Teno, documentário Camarões, França, 2000, 75 min. Em 1998, o autor volta à terra de sua infância, nos Camarões. A viagem de Yaoundé, cidade grande, até Badjoun, aldeia onde passava as férias na infância, lhe permite fazer um inventário irônico da situação do país. Ao sabor dos encontros, Jean-Marie Teno denuncia a incompetência da administração e o fascínio pela modernidade importada da Europa, que não se adapta à África e suas tradições.

Novo Olhar do Cinema Africano mostra a diversidade cultural, política e religiosa do segundo maior continente do mundo e revelam ainda a busca pela identidade de um continente devastado por guerras, fome, pobreza e a aids. Catherine Faudry, responsável pela Cinemateca da embaixada, explica que Novo Olhar do Cinema Africano mostra a África por ela mesma. Os 18 filmes foram selecionados pelo Festival Pan-africano de Cinema de Ouagadougou, em Burkina Fasso.

Novo Olhar do Cinema Africano
Dia 13, quarta-feira, às 20h30. Grátis

Museu da Imagem e do Som
Av. Europa, 158. Jd. Europa. Tel.:(11) 3062-9197
Acesso a portadores de deficiência
www.mis.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.