Cultura: MIS encerra exposições fotográficas no domingo

'Claro Jansson - o Fotógrafo Viajante' e 'Retratos Urbanos' com entrada franca

ter, 06/01/2004 - 13h45 | Do Portal do Governo

O Museu da imagem e do Som (MIS) encerra neste domingo, dia 11, duas exposições fotográficas: Claro Jansson o Fotógrafo Viajante e Retratos Urbanos.

A mostra do sueco Claro G. Jansson (1877-1954), um dos pioneiros da fotografia documental no país, é composta por cerca de 80 imagens inéditas do acervo do fotógrafo, que retratam várias regiões do Brasil.

Relativa ao projeto Claro Jansson, que lançou recentemente um livro sobre o fotógrafo no MIS, a exposição conta ainda com a apresentação de um vídeo documental, dirigido por Renato Dutra, e com uma réplica em escala natural do estúdio original de Jansson em Itararé e de seus aparelhos de trabalho. O vídeo, com duração de 28 minutos e linguagem digital, mostra informações obtidas nas cartas escritas pelo fotógrafo sueco e depoimentos dos familiares, entre outras curiosidades.

As imagens realizadas por Claro G. Jansson revelam desde a construção das linhas férreas da Brazil Railway Company, até o cotidiano das cidades brasileiras e sul-americanas. No entanto, a obra prima de Jansson é a cobertura fotográfica da Guerra do Contestado, que ocorreu entre 1912 e 1916 na região então disputada pelo Paraná e Santa Catarina. A minuciosa documentação dos fatos valeu ao fotógrafo, em 1913, uma nomeação, pelo presidente Hermes da Fonseca, para o posto de Tenente do 1º esquadrão do 48º Regimento de Cavalaria da Guarda Nacional, comarca de União da Vitória, Paraná.

Já a exposição Retratos Urbanos, reflete sobre a imagem do espaço urbano pensada e trabalhada por jovens de 15 a 21 anos, freqüentadores das Oficinas de Artes Visuais, Grafite, Fotografia e Vídeo do Programa de Formação de Agentes Comunitários (FAC), da Fundação Gol de Letra.

Claro Jansson o Fotografo Viajante e Retratos Urbanos
Até dia 11, domingo.

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM – Térreo
Av. Europa 158 – São Paulo – tel (0xx11) 3062-9197
Aberto de terça a sexta, das 14h às 22h; sábado e domingo, das 11h às 20h
Entrada franca.
Acesso a portadores de deficiência física.
www.mis.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura