Cultura: MIS celebra o centenário do poeta húngaro Attila Józseff

Estátua do poeta Attila József em Budapeste

qua, 13/04/2005 - 19h49 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao centenário do nascimento do poeta Attila József (1905-1937), o ano de 2005 foi batizado pela Unesco com o seu nome e, neste 12 de abril, às 20 horas, o Museu da Imagem e do Som, em parceria com o Consulado Geral da Hungria, inaugurou uma exposição sobre a vida e obra desse escritor húngaro organizada pelo Museu Literário Petöfi.

A mostra traz 20 pôsteres (tamanho 50x70cm) ilustrados com fotos, nos quais há traduções de poemas de József na ordem cronológica de sua vida. A mostra apresenta diversas fases de sua obra, incluindo temas que destacam suas ligações com o exterior e reproduções da avaliação de famosos colegas contemporâneos sobre a obra de József.

Completando as comemorações, em 15 de abril, às 20 horas, o MIS sedia o lançamento do livro Dói Demais, uma antologia do poeta, pela Editora Universidade de Brasília, com palestra do tradutor da obra, Nelson Ascher, um dos poucos conhecedores do trabalho de József no Brasil.

Sobre o poeta:

Postumamente descoberto, Attila József teve a vida marcada por perdas inesperadas e traumas psicológicos. Na opinião da crítica, foram esses sofrimentos pessoais que o ajudaram a criar uma poesia universalmente válida. Temas como o pai que abandonou a família e a mãe que morreu de câncer estão presentes em seu trabalho. Era considerado por seus contemporâneos como ‘o órfão menino-prodígio’. Aos dezessete anos, publicou seu primeiro livro, O Mendigo da Beleza , com prefácio de Gyula Juhász. Graças ao bom casamento da irmã mais velha, pode ter uma educação burguesa. Após os anos de ginásio em Makó, estudou na universidade de Szeged, na de Viena e, mais tarde, na Sorbonne, em Paris. Parte de seu trabalho foi engajado à luta de classes e parte à psicanálise.

Attila József – Vida e Obra
Abertura: 12 de abril, às 20h
Aberta ao público: de 13 a 24 de abril de 2005
Lançamento do Livro Dói Demais e palestra com Nelson Ascher
Dia 15 de abril, às 20h00

Museu da Imagem e do Som
Av. Europa, 158, Jd. Paulistano. São Paulo. Tel.: (11) 3062.9197
De terça a sexta-feira, das 12h30 às 20h30
Sábados e domingos, das11h00 às 20h00
Grátis

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Cultura

F.C.