Cultura: MIS apresenta mostra de cineastas turcos na Alemanha

Evento, realizado em parceria com o Instituto Goethe de São Paulo, vai até o dia 13

sáb, 05/06/2004 - 15h39 | Do Portal do Governo

O Museu da Imagem e do Som (MIS) apresenta desde terça-feira, dia 1º, a mostra Entre Duas Pátrias: Cineastas Turcos na Alemanha, reunindo 12 filmes produzidos entre 1997 e 2002 e dirigidos por diretores de ascendência turca residentes na Alemanha. Entre os destaques estão quatro filmes dirigidos por Faith Akin: Em Julho, A La Turca, Quando Penso na Alemanha: Esquecemos de regressar e Rápido e Indolor.

Julho narra a história de um honesto professor que, finalmente, tem a chance de conhecer a vida fora da sala de aula. O próprio diretor é protagonista em A La Turca, enquanto que o documentário Quando Penso na Alemanha: Esquecemos de regressar, Akin apresenta seu álbum genealógico a partir do retrato de seus pais, que chegaram à Alemanha com a idéia de um dia regressarem.

Finalmente, em Rápido e Indolor, um filho de pais turcos, criado em Hamburgo, consegue sair da prisão para assistir ao casamento de seu irmão. Outro documentário é destaque na mostra: Policiais alemães, com direção e roteiro de Aysun Bademsoy. A diretora acompanhou o dia-a-dia das operações policiais dos distritos berlinenses de Kreuzberg e Neukolin.

O evento, realizado em parceria com o Instituto Goethe de São Paulo, vai até o dia 13.

SERVIÇO:
Horário: Até o dia 6 e de 9 a 13 de junho, em diversos horários. Todos os filmes têm legendas em espanhol. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados com 1 hora de antecedência.
O MIS fica na Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo. Tel. 3062-9197

Eleta Maciel
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)