Cultura: MIS apresenta exposição inédita de desenhos de Pagu

Abertura da mostra será amanhã, dia 4, às 19h30

seg, 03/05/2004 - 13h35 | Do Portal do Governo

O Caderno de Croquis de Pagu, de Patrícia Galvão, torna-se de conhecimento público, 75 anos depois de criado. O Museu da Imagem e do Som (MIS) inaugura nesta terça, dia 4, às 19h30, a exposição inédita destes desenhos, produzidos entre 1929 e 1930. Na ocasião, também será lançado o livro Croquis de Pagu – 1929 – e Outros Momentos Felizes que foram Devorados Reunidos.

As duas produções são do período em que Patrícia Galvão emerge no Modernismo, sob a tutela de Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral, a quem ela dedicou seu Álbum e em poder de quem ele permaneceu por muitos anos, até que fosse descoberto. Nestes trabalhos, observa-se uma mulher-menina, na exuberância de sua juventude e vitalidade.

Ela apresenta paisagens e cenários de São Paulo, Rio de Janeiro, Santos, Itanhaém, Bahia, Espírito Santo, além de outros não identificados. A coleção inclui, ainda, uma representação despojada de Jesus, Maria e José. O público também poderá conferir fotos da então jovem autora que, se não pretendem retratá-la por inteiro, revelam alguns dos mais importantes momentos de sua vida.

Serviço:
Desenhos de Pagu e lançamento do livro Croquis Pagu – 1929 – e Outros Momentos Felizes que Foram Devorados Reunidos
Data: Dia 4 de maio de 2004
Horário: 19h30
Local: MIS
Preço do livro: R$ 20,00

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

(AM)