Cultura: MIS apresenta documentário ‘Carpinteiros do Mar’

Exposições fotográficas também podem ser conferidas até 27 de novembro

qui, 27/10/2005 - 17h31 | Do Portal do Governo

MIS exibe, também, as exposições fotográficas ‘A Alfabetização Visual’ e a ‘Retrospectiva Chico Albuquerque’

A confecção artesanal de embarcações de madeira na região de Cajaíba do Sul e Camamu, na Bahia, é o tema do documentário ‘Carpinteiros do Mar’, de Rogério Corrêa. A produção será apresentada até esta sexta-feira, dia 28, no Museu da Imagem e do Som (MIS), às 20h30. Realizado em vídeo, com duração de 52 minutos, o trabalho é a atração do projeto Documentário em Cartaz. Os ingressos custam R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia-entrada).

Prática antiga e difundida naquela região baiana, a produção de embarcações é abordada por meio de depoimentos de artesões. Com eles, vêm à tona histórias e acontecimentos até então restritos à memória da população local.

O cineasta Rogério Corrêa é diretor dos documentários ‘Roças, Tem Coca-Cola no Vatapá’ (co-direção de Pedro Farkas), ‘Os Queixadas, Na Garupa de Deus’ e ‘A Civilização do Cacau’, além dos curtas-metragens ‘Negra Noite’ e ‘Ícaro’. Formado em cinema pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), Corrêa atuou como coordenador de programação do Cine-Teatro Carlos Gomes, da Mostra de Vídeo Brasileiro e da Escola Livre de Cinema e Vídeo. É sócio-gerente da Leão Filmes desde 1985.

Mestre da fotografia – O MIS apresenta, ainda, duas exposições com entrada gratuita. Até domingo, das 12 às 20 horas, pode ser vista ‘A Alfabetização Visual’, que traz exemplos de como a fotografia pode ser mediadora da alfabetização visual em projetos sociais. As imagens foram captadas por jovens carentes, portadores de deficiências, afro-brasileiros, imigrantes sem documentos ou privados de liberdade que participam de projetos sociais criados em parcerias com o Senac, Itaú Cultural, Estação Especial Lapa, Presídio Feminino do Carandiru e Febem, entre outras instituições.

São 110 fotografias coloridas em painéis de 1,80 x 0,90 metro. As ações foram criadas pelo professor João Kulcsár, do Senac. O evento é uma realização do Centro Universitário Senac, do MIS e da ONG Alfabetização Visual, com apoio da Unesco. A exposição ‘Retrospectiva Chico Albuquerque’ vai até o dia 27 de novembro, no mesmo horário, de terça-feira a domingo. Com curadoria de Patrícia Veloso, apresenta 93 imagens da obra desse mestre da fotografia.

Por trás das lentes – Durante quase 70 anos, Chico Albuquerque enxergou o mundo com um olhar fotográfico. Por trás das lentes, captou belas imagens das praias do litoral cearense, sua terra natal. Seu trabalho mostra velas de jangadas, dorsos de jangadeiros, gibões de vaqueiros e galhos rasgando o céu do sertão.

Clicou as cores de sapotis, carambolas, bananas, cajus e obras arquitetônicas. Pioneiro na fotografia publicitária do Brasil, Albuquerque fez campanhas memoráveis e foi mestre de grandes fotógrafos que se destacam na publicidade nacional. Produziu ensaios autorais que se tornaram célebres e lhe renderam prêmios no Brasil e no exterior. A exposição é itinerante. Depois de São Paulo, seguirá para o Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Salvador, Recife e Belém. Na França, parte da obra do fotógrafo fica até o dia 15 de dezembro no Musée National de la Marine, em Rochefort.

SERVIÇO
O MIS fica na Avenida Europa, 158 – Jardim Europa. Funciona de terça-feira a domingo, das 12 às 20 horas. Telefone (11) 3088-0896

Da Agência Imprensa Oficial