Cultura: Mil e Setecentos livros de presente para São Paulo

Doações foram feitas durante as homenagens à Capital paulista, no último dia 25

qui, 27/01/2005 - 8h16 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura arrecadou em um dia 1.700 livros para o projeto São Paulo: Um Estado de Leitores. Entre os títulos recebidos houve boas surpresas como obras de José Saramago, Ítalo Calvino e Fernando Sabino. A conquista é fruto da campanha de arrecadação inaugurada pela Secretaria durante as homenagens feitas para a Capital paulista, no último dia 25.

A fim de incrementar os acervos do projeto, na data, a Secretaria ofereceu em celebração ao aniversário da cidade várias atividades em seus espaços culturais, como música, exposições, apresentações circenses, tendas literárias e declamação de poesia, e o ingresso para assistir a programação era um livro.

Os eventos foram um sucesso. Só a Pinacoteca recebeu três mil visitantes no dia 25.

Os espaços que se destacaram na arrecadação foram a Sala São Paulo, com 1500 títulos, Casa das Rosas, com 80, Oficina Oswald de Andrade, com 56, e o Museu de Arte Sacra, com 45. Na Pinacoteca do Estado e no Memorial do Imigrante a adesão foi menor. Além do número coletado, vale ressaltar que os títulos doados foram de muito boa qualidade. Há obras do quilate de O Gato Sou Eu e O Menino no Espelho, de Fernando Sabino e Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago.

O programa São Paulo: Um Estado de Leitores foi criado, em abril de 2003, para incentivar a leitura por prazer. Desde então, o programa tem feito várias campanhas de divulgação da leitura em parceria com personalidades artísticas e esportivas. Até aqui, já inaugurou 53 bibliotecas pelo Estado. A meta do projeto é zerar o número de municípios sem bibliotecas no Estado de São Paulo até março. Ao todo, 84 dos 645 municípios paulistas não tinham biblioteca, hoje, são apenas 34.

Além disso, o programa, em parceria com outras entidades públicas e com a iniciativa privada, abriu mais 37 salas de leitura pela periferia da cidade, sendo 18 em hospitais públicos, 12 em conjuntos habitacionais do CDHU, cinco nos Centros de Integração da Cidadania, uma na Penitenciária Feminina Drª Marina Cardoso de Oliveira e uma no Centro Desportivo Baby Barione.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.