Cultura: Metrô propõe um roteiro cultural para este final de semana

Confira as opções

sex, 30/05/2003 - 14h04 | Do Portal do Governo

Neste final de semana, dias 31 e 1º, o Metrô propõe um roteiro cultural em que o passageiro pode apreciar as exposições mensais do projeto ‘Ação Cultural’, além de saber detalhes do programa ‘Conheça São Paulo a cada Estação’, desenvolvidos pela Companhia.

Sete exposições estão sendo apreciadas ao longo da rede metroviária desde o início de maio. Nas estações São Joaquim, Liberdade, Luz, República e Tiradentes é possível conferir Êxodos, fotos de Sebastião Salgado, distribuídas em módulos nessas estações.

Na Sé, a mostra é ‘Metrô: 35 anos de Responsabilidade Social Levando Você a Uma Vida Melhor’. ‘Paisagens de São Paulo’, pode ser vista na Vitrine do Masp, da estação Trianon-Masp. Na Santa Cecília, a proposta é a exposição ‘Colagem’ e na estação Liberdade, a Vitrine de Ikebana apresenta a harmonia entre os seres humanos e a natureza –o Ikenobo.

‘Zona Leste na Luta pela Paz: Ontem, Hoje e Sempre’ pode ser vista na estação Clínicas e na estação República a mostra ‘O Olhar do Outro’, da fotógrafa Adriana Ferla.

‘Conheça São Paulo a cada Estação’

Para complementar o passeio cultural da população, o programa ‘Conheça São Paulo a cada Estação’ leva você a museus, parques, shopping center, centros culturais e muito mais.

  • Opções para esse final de semana

    Na linha 1 – Azul (Jabaquara/Tucuruvi), descendo na estação São Judas e integrando-se a um ônibus é possível chegar ao Zoológico de São Paulo, na av. Miguel Estéfano, 4241, que funciona de terça a domingo, das 9 às 17 horas. Na estação Vergueiro é possível chegar ao Centro Cultural São Paulo. A biblioteca e as exposições podem ser vistas aos sábados, das 10 às 18 horas, e aos domingos, das 10 às 16 horas. O centro cultural também tem apresentações musicais e teatrais, aos sábados e domingos, e o horário varia de acordo com cada apresentação.

    A outra opção está na estação da Luz. Lá fica o Complexo Cultural Júlio Prestes – Sala São Paulo e sua programação fixa são as visitas monitoradas –sábados, às 14 horas, e domingos, às 13 horas– e os concertos de sábados, às 16h30, e domingo, às 11 horas.

    Na linha 2 – Verde (Ana Rosa/Vila Madalena), descendo na estação Trianon-Masp é possível conhecer o Museu de Arte de São Paulo – Masp, que funciona de terça a domingo, das 11 às 18 horas. A bilheteria fecha às 17 horas.

    A linha 3 – Vermelha (Itaquera/Barra Funda) também tem opções. Descendo na estação Bresser, é possível conhecer o Memorial do Imigrante, um resgate da chegada dos imigrantes a São Paulo, que funciona de terça a domingo, das 10 às 17 horas. A outra dica é o Parque do Carmo, o segundo maior parque da cidade, que pode ser acessado por ônibus, a partir da estação Corinthians-Itaquera. O endereço do parque é av. Afonso Sampaio e Souza, 951, e funciona diariamente das 6 às 18 h.

    Os passageiros também poderão conhecer o acervo cultural do Metrô, permanentemente exposto nas estações, composto por cerca de 100 obras. Algumas dicas para esse final de semana são as obras de Mário Gruber (estação Sé), Renina Katz (estação Sé), Alex Fleming (estação Sumaré), Contran Guanaes Netto (estação Corinthians-itaquera) e Mário Fraga (estação Anhangabaú).

    Da Assessoria de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô