Cultura: Metrô promove programação histórica nas suas estações

Além dessas exposições, os usuários também podem apreciar o acervo de Obras Permanentes do Metrô

qui, 06/11/2003 - 16h31 | Do Portal do Governo

A programação cultural do Metrô, durante este mês, entre outras exposições, faz um convite a uma viagem pela história do Brasil e do Mundo. Trata-se da celebração do aniversário da Revista Veja, na estação Clínicas (Linha 2 – Verde, Ana Rosa/Vila Madalena), que separou 75 das melhores capas publicadas entre 1968 e 2003, nas quais registrou momentos de grandes mudanças, descobertas e conquistas.

Para os que preferem um passeio pela história do futebol brasileiro, a estação República (Linha 3 – Vermelha, Itaquera/Barra Funda) homenageia o jogador Leônidas da Silva, artilheiro da Copa de 1938, em comemoração aos seus 90 anos. São vinte painéis expostos, contando a trajetória de um dos maiores jogadores brasileiros, inventor do ‘gol de bicicleta’, cujo apelido deu nome a um famoso chocolate: ‘Diamante Negro’.

Na estação Santa Cecília (Linha 3) é possível recordar o cotidiano das linhas férreas, numa mostra que reúne 90 fotos registradas por Elizeu Pires, em 25 anos de trabalho. As fotografias retratam funcionários, trens, estações e personalidades como a cantora Rita Lee, o barbeiro da Estação da Luz, da CPTM, políticos e usuários.

Também na Linha 2, a Vitrine do Masp, na estação Trianon-Masp, oferece aos usuários a mostra ‘Retratos de Artistas’, expondo artistas retratando artistas ou se auto-retratando, por meio de várias técnicas e épocas e por meio de vários meios, de forma a divulgar e preservar a própria figura e o interesse geral pelo aspecto humano.

Além dessas exposições, que integram o projeto Ação Cultural, os usuários também podem apreciar o acervo de Obras Permanentes do Metrô, permanentemente exposto nas estações ddo Metropolitano. A título de sugestão, é possível apreciar a escultura de Gilberto Salvador, Vôo de Xangô, e o mural de Maria Bonomi, Construção de São Paulo, ambos na estação Jardim São Paulo, na Linha 1, Jabaquara/Tucuruvi.

Na linha 3, a estação Sé é um grande espaço cultural. Nessa estação é possível apreciar obras de seis artistas consagrados: Waldemar Zaidler, Mário Gruber, Marcelo Nitsche, Renina Katz, Alfredo Ceschiatti e Cláudio Tozzi.

A Linha 2, que liga Ana Rosa à Vila Madalena, também tem opções interessantes. A estação Ana Rosa tem o painel ‘A Sagração da Primavera’, de Luiz Gonzaga de Mello Gomes, a instalação ‘Figuras’, de Lygia Reinach, e a pintura ‘Engates Laterais’, de Glauco Pinto de Moraes.

‘O grande atrativo das exposições mensais e do acervo metroviário está no fato de o Metrô ser um espaço que funciona mais de 19 horas, diariamente, dando oportunidade a todos os segmentos de trabalhadores adquirirem cultura, gratuitamente’, enfatiza Luiz Carlos David, presidente da companhia.

Assessoria de imprensa do Metrô
C.A.