Cultura: Metrô oferece arte e dança nas estações

Apresentações são gratuitas

qui, 04/09/2003 - 17h10 | Do Portal do Governo

A partir desta sexta-feira, dia 5, o roteiro cultural do Metrô, empresa do Governo do Estado de São Paulo, oferece aos usuários os espetáculos de dança da estação República.

Setembro é o mês da dança no Metrô, que através de parceria criou o projeto ‘Movimentos’, tendo por finalidade incentivar, valorizar e abrir novos espaços para a dança. O projeto promete agitar a estação República todas as sextas-feiras de setembro, a partir das 18 horas.

‘Conseguir desenvolver um projeto como este nos deixa muito orgulhosos, pois ajudar a difundir as expressões artísticas, como a dança, sempre foi uma característica do Metrô de São Paulo, disse Luiz Carlos David, presidente do Metrô.

Um dos destaques da programação desta sexta é o Grupo Mix, composto por bailarinos portadores de necessidades especiais, que apresentam ‘Ciclo da Vida – Duo’.

Confira as outras atrações:

  • Grupo de Sapateado Mecânica do Som
  • Grupo Officina do Corpo
  • Grupo Ballet Evelyn
  • Grupo Rá
  • Grupo Pássaro Azul

    Exposições do Mês de Setembro no Metrô

    Para os que trafegam pelo sistema, as exposições do mês de setembro, que começam neste sábado e domingo, dias, 6 e 7, são sempre uma boa pedida para adquirir cultura sem pagar a mais por isso. Na linha 1 – Azul (Jabaquara/Tucuruvi), a estação Liberdade continua com a Vitrine de Ikebana, arte milenar japonesa onde plantas transportadas para o vaso tornam-se a expressão da pessoa que a criou.

    A estação Sé promove duas exposições: ‘Viagem à Antártida’, composta por aquarelas de Ivana D´Oro que retratam a viagem da artista brasileira radicada em Milão à Antardida, e ‘Estações de Luz’, belíssima mostra de Edson Baeça que fotografou a Vila de Paranapiacaba, famosa vila ferroviária construída pelos ingleses no começo do séculoXX.

    O artista plástico Ricardo Rodel apresenta ‘Carros de Papelão’, no Espaço Desing da estação São Bento, onde através das peças elaboradas dentro do conceito de brinquedos feitos à mão, procura nos remeter ao universo infantil antes da industrialização.

    ‘Metrô: 35 anos de Responsabilidade Social’ é a atração da estação Santana. O empenho da Cia. nesse compromisso contribui para a qualidade de vida da população, pois além de agilizar a vida de seus usuários o Metrô interage com a metrópole, abrindo suas estações às artes, à cultura e as diversas manifestações da sociedade.

    A vitrine do Masp, na estação Trianon-Masp, tem a exposição ‘Natureza Morta’, que exibe as pinturas dos séculos XIX e XX de autores brasileiros, franceses, italianos e russos na linha 2 – Verde (Ana Rosa/Vila Madalena).

    Mais uma vez no Metrô, ‘Santos das Crianças’ encontra-se este mês na estação República, na linha 3 – Vermelha (Itaquera/Barra Funda), a exposição apresenta imagens e textos, produzidos por alunos da rede municipal de Santos, baseados em temas que influenciaram a história da cidade: a praia, o porto, o morro, o futebol, o bonde e o trem.