Cultura: Metrô e CPTM promovem 1º Concurso de Contos e Poesias

Inscrições podem ser feitas até o dia 16 de setembro

seg, 12/08/2002 - 12h03 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) promovem o 1º Concurso Paulista de Contos e Poesias. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de setembro, valendo como comprovante do envio dos originais a data constante no carimbo dos Correios. O objetivo revelar talentos literários escondidos ou esquecidos nas mais diversas regiões do País, divulgando publicamente os nomes e as obras.

O tema do Concurso é o sistema metroferroviário, representado pelas estações do Metrô e da CPTM. As obras deverão apresentar situações criadas ou passadas nestes ambientes ou terem seus personagens movimentando-se neste universo.

Poderão participar brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, cujas obras inscritas deverão ser, obrigatoriamente, inéditas e escritas em língua portuguesa. O prêmio para os autores classificados entre o 1º e o 10º lugares será a publicação das obras concorrentes, reunidas em livro que será distribuído gratuitamente em escolas da rede pública estadual. Parte da tiragem poderá ser posta no mercado. Cada autor classificado receberá 20 (vinte) exemplares da publicação.

Cada concorrente poderá inscrever apenas uma obra por categoria.A obra inscrita na categoria Poesias deverá ter o máximo de 40 (quarenta) versos ou linhas. Na categoria Contos, cada obra deverá ter o máximo de 10 (dez) páginas apresentada em papel ofício, datilografada em espaço duplo ou digitada em corpo 12, tipo ‘Times New Roman’, também em espaço duplo.

Os originais deverão ser encaminhados à sede da União Brasileira de Escritores (UBE), à Rua Barão de Itapetininga, 262, 3º andar, sala 326, CEP 01042-000, São Paulo, Capital, em seis vias. Um envelope lacrado, enviado à parte, deverá conter o título da obra, o pseudônimo e o nome verdadeiro do autor; o endereço e dados pessoais, como o CIC, o RG, a profissão etc. Na parte externa do envelope, o concorrente se identificará apenas pelo pseudônimo.
Os originais não-classificados não serão devolvidos em hipótese alguma. Após o julgamento e proclamação dos resultados, os originais serão incinerados.

Uma comissão de alto nível será formada pela UBE para julgar os trabalhos concorrentes. A CPTM e o Metrô terão representantes na Comissão julgadora, cujas decisões serão irrecorríveis e terá toda liberdade para julgar e escolher os melhores trabalhos inscritos, além de resolver questões omissas no presente Regulamento. Essa Comissão poderá também conceder até duas menções honrosas de cada categoria e decidir se serão incluídas ou não no livro dos classificados, a ser publicado no decorrer do ano de 2002.

Mais informações podem ser obtidas no site www.metro.sp.gov.br