Cultura: Metrô de São Paulo oferece teatro e exposições para usuários e famílias

Confira o roteiro cultural para este final de semana

sex, 29/08/2003 - 13h02 | Do Portal do Governo

Para este final-de-semana, dias 30 e 31 de agosto, o roteiro cultural do Metrô de São Paulo oferece aos usuários das linhas e seus famíliares o lúdico universo do teatro infantil.

As exposições do mês de agosto nas estações são sugestão para iniciar o divertido passeio familiar. Na linha 1 – Azul (Jabaquara/Tucuruvi), a estação Paraíso apresenta ‘Santos das Crianças’, que traz imagens e textos, produzidos por alunos da rede municipal de Santos, baseados em temas que influenciaram a história da cidade: a praia, o porto, o morro, o futebol, o bonde e o trem.

Na estação Sé é possível apreciar duas exposições: ‘Águas Brasileiras II’, que retrata a beleza e a importância dos rios e lagos brasileiros através de belas fotografias, elaboradas por Márcio do Santo Xavier , e ‘Borboletas’, composta de 96 encartes que propagam as mais variadas espécies de borboletas em selos nacionais e internacionais. A estação Liberdade continua com a Vitrine de Ikebana, onde plantas transportadas para o vaso tornam-se a expressão da pessoa que a criou.

A artista plástica Ignez Turazza faz uma interpretação particular dos aspectos que envolvem a cidade de São Paulo, na linha 2 – Verde (Ana Rosa/Vila Madalena), com a exposição ‘São Paulo, Identidade de um Território’, na estação Ana Rosa.

A vitrine do Masp, na estação Trianon-Masp, tem a exposição ‘Cores e Formas’, da coleção Pirelli/Masp. Trata-se do trabalho de sete fotógrafos sobre o tratamento dado ao estudo das cores e sua utilização em formas figurativas ou abstratas. Além disso, é possível apreciar, também, o trabalho do fotógrafo Marcos Hrodovich, ‘Expedição Polar’, composto de 22 imagens da vida marinha e de paisagens inusitadas do Continente Antártico.

A estação Clínicas apresenta o trabalho ‘Colagem’, da artista plástica Rute Nunes, que utiliza retalhos de revistas para produzir suas obras e, assim, conscientizar as pessoas sobre a questão da reciclagem.

Devido a sua enorme repercussão, a exposição ‘O Caminho para a Paz’ entra em seu 3º mês de exibição. Concebida pelo psicólogo João R. Vieira, possui uma instalação interativa e bem humorada que questiona valores e hábitos, sensibilizando e educando para a paz. Dessa vez, a exposição encontra-se na estação Corinthias-Itaquera, na linha 3 – Vermelha (Itaquera/Barra Funda). ‘Fazer com que o universo artístico esteja cada vez mais próximo da população é uma preocupação constante da Cia. É motivo de muito orgulho ver que esta interação realmente acontece com os usuários do Metrô’ , afirma Luiz Carlos David, presidente do Metrô.

Conheça São Paulo a Cada Estação

Na linha 1, ‘A Incrível Viagem’ mescla técnicas de circo e teatro para contar a história da transformação de Brisa e suas diversas aventuras a partir desta transformação. O espetáculo, com entrada gratuita, acontece no teatro João Caetano, r. Borges Lagoa, 650, próximo à estação Santa Cruz.

‘Queluzminha’ é uma boa atração na linha 2. A peça está sendo encenada no teatro Crowne Plaza, r. Frei Caneca, 1360, próximo à estação Consolação, e tenta resgatar a memória do que era o palhaço de circo, por meio da história de dois moradores de rua que brigam por espaço, mas percebem depois que estão apaixonados. O Teatro da Folha, av. Higienópolis, 618, piso 2, próximo à estação Santa Cecília, na linha 3, exibe ‘Acampamento Legal em 3D’, onde o público recebe um par de óculos para ver os efeitos especiais em terceira dimensão da peça, que conta as aventuras e brincadeiras vividas por um grupo de férias em um acampamento.

Acervo de Obras Permanentes

O Metrô de São Paulo sempre se preocupou com as expressões artísticas, tanto que possui um acervo cultural. Composto por cerca de 100 obras, permanentemente expostas nas estações, tem vários artistas reconhecidos adornando as estações. Na linha 1 – Azul, a estação Armênia tem a instalação ‘Memorial Armênia’, de Josely Carvalho. A estação Brigadeiro, na linha 2 – Verde, tem dois painéis: ‘Desaceleração’, de Fernando Lemos, e ‘Cores e Formas’, de Cícero Dias.

A linha 3 – Vermelha tem duas esculturas de José Guerra, intituladas ‘Estudo de Homem nº 1’ e ‘Estudo de Mulher nº 1’, que podem ser vistas na estação Santa Cecília.

Da Assessoria de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(AM)