Cultura: Metrô conta a história dos paulistanos

Exposição estará na Estação Paraíso

seg, 11/08/2003 - 18h46 | Do Portal do Governo

Antecipando a homenagem aos 450 anos de São Paulo, o Metrô apresenta a exposição ‘História Ambulante’, formada por atores da Fundação Gol de Letra vestidos de homens-placa, levando painéis pelo corpo com fotos e textos sobre a história de vida de 10 depoentes do acervo do Instituto Museu da Pessoa.Net.

A exposição estará na estação Paraíso, no próximo dia 12, das 14 às 17h30, e na estação Sé, no dia 15, das 12 às 18 horas. Haverá, ainda, uma cabine de captação de depoimentos, nos dias 13 e 14, das 14 às 20 horas. Trata-se de um mini-estúdio de gravação em vídeo digital, que registrará depoimentos e impressões do público.

A exposição teve seu formato inspirado nos homens que circulam pelo centro da cidade com painéis anunciando classificados e representa um recorte da sociedade brasileira, revelando experiências de pessoas de diferentes classes sociais. O Instituto Museu da Pessoa trabalha para que todo cidadão, anônimo ou célebre, possa ter sua história de vida registrada e preservada.

Ainda na estação Paraíso, durante todo o mês de agosto é possível apreciar ‘Santos das Crianças’.

A mostra é resultado do trabalho realizado durante oito meses com crianças, de seis escolas municipais, que leram, escreveram e desenharam as histórias de Santos -tendo a praia, o porto, o morro, o futebol, o bonde, o trem como temas-, transformando cada escola num lugar de descobrir e produzir a memória de todos e da cada um.

História Ambulante faz parte das atrações do Seminário Internacional Memória, Rede e Mudança Social, realizado pelo Instituto Museu da Pessoa.Net e pelo Sesc São Paulo.

Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô