Cultura: Mesa Redonda discute Design e Artesanato no Museu da Casa Brasileira

Nesta quarta-feira, dia 30, às 19 horas

ter, 29/07/2003 - 19h15 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 30, às 19 horas, o Museu da Casa Brasileira inaugura sua programação para o segundo semestre com a mesa-redonda “Design e Artesanato, uma união possível?”. A diretora do MCB, Adélia Borges, recebe para o debate o designer Renato Imbrosi, a arquiteta Janete Costa, e a coordenadora-geral da Associação Mundaréu, Lizete Prata. As inscrições são gratuitas mas devem ser realizadas previamente pelo e-mail mcb@mcb.sp.gov.br.

Além do debate, o museu, que retorna à sua vocação para o design e a arquitetura, ainda abriga as exposições “Moradas do Brasil” e “Meninas Geraes” e promove o 17° Prêmio Design Museu da Casa Brasileira.

Ambas as exposições, que ficam em cartaz até o dia 10 de agosto, refletem a permeabilidade entre o design e a arquitetura ao mostrar fotos que retratam os ambientes nas moradias brasileiras das grandes periferias (”Moradas do Brasil”), assim como o artesanato do interior de Minas (“Meninas Geraes”), com peças de tecelagem, tricô, crochê e bordado. Enquanto “Moradas do Brasil” apresenta fotos de Rui Faquini, “Meninas Geraes” tem como destaque obras de senhoras centenárias do Vale do Jequitinhonha, além de peças feitas por jovens empreendedoras e profissionais que vivem da arte, orientadas pelo designer Renato Imbrosi. Essa exposição conta ainda com fotos da carioca Lena Trindade. As imagens mesclam a arte feita nos quintais e varandas com os animais e vegetação que as inspiram.

Outro destaque da programação é o 17° Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. O mais respeitado concurso de design de produtos do país estará com inscrições abertas para profissionais e estudantes da área, nos dias 7 e 8 de agosto, nas categorias Mobiliário, Utensílios, Iluminação, Têxteis e Revestimentos, Equipamentos Eletro-Eletrônicos, Equipamentos de Construção e Ensaios Críticos. Os interessados podem acessar a íntegra do edital do Prêmio no site www.mcb.sp.gov.br ou clicando aqui. Mais informações pelo e-mail: mcb@mcb.sp.gov.br

O Museu da Casa Brasileira está instalado numa mansão da década de 1940, com um jardim de 6 mil metros quadrados. Seu acervo, em exposição permanente, é composto por móveis e objetos dos Séculos XVI a XX.

Mesa-redonda Design e Artesanato, uma união possível?
Dia 30, quarta-feira, das 19h à 21h
Entrada franca.

Exposições “Moradas do Brasil” e “Meninas Geraes”
Até 10/08, de terça a domingo, das 13h às 18h.
Ingressos: R$ 4,00 e R$ 2,00 (½ entrada). Grátis aos domingos.

17° Prêmio Design Museu da Casa Brasileira
Inscrições nos dias 7 e 8 de agosto
Regulamento no site www.mcb.sp.gov.br ou link direto clicando aqui.

MUSEU DA CASA BRASILEIRA
Av. Faria Lima, 2705
Jardim Paulistano
Fone: (11) 3032-2564 / 3727 / 2499

Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo
Fale com a gente: contato@cultura.sp.gov.br
Site: www.cultura.sp.gov.br

GB