Cultura: Mês de julho é marcado pela realização de grandes festivais

Festividades acontecem em Campos do Jordão, Itu, Bragança Paulista e São José do Rio Preto

seg, 11/07/2005 - 8h56 | Do Portal do Governo

O calendário paulista do mês de julho é marcado pela realização de grandes festivais. Enquanto o 36º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão esquenta o inverno na Serra da Mantiqueira, o município de Itu promove o 12º Festival de Artes; Bragança Paulista, o 4º Festival de Arte Serrinha; e São José do Rio Preto, o 3º Festival Internacional de Teatro. Confira as principais atrações destes eventos que têm realização ou apoio da Secretaria de Estado da Cultura.

O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, que abre nesta sexta, reservou espaço em sua programação para grupos de teatro orientados pelo Projeto Ademar Guerra, que contabilizou no primeiro semestre o atendimento a 131 grupos de 140 cidades. O projeto prossegue no segundo semestre com encontros, mostras teatrais e palestras.

Em Itu acontece, de 15 a 31 de julho, o 12º Festival de Artes. Com realização da Secretaria de Estado da Cultura, a edição deste ano está focada em atividades pedagógicas. Na área de música serão ministrados cursos de iniciação musical, aperfeiçoamento e regência. Haverá ainda oficinas de dança, teatro, história da arte, grafitagem e artes plásticas.

Mas os destaques em Itu ficam para a extensa programação de concertos, shows de MPB, exibição de filmes e apresentações de grupos de teatro e companhias de dança. A abertura será nesta sexta, às 20 horas, com a Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba na Igreja da Matriz Nossa Senhora da Candelária.

No domingo, às 19 horas, a Cia. de Dança Constrastes se apresenta no Teatro Eleazar de Carvalho. No mesmo auditório, a Cia. Teatral de Itu apresenta a peça Ifigênia in Aulis, na próxima semana, 21, às 20 horas. Já o Quinteto Brasileiro de Cordas, formado por músicos da Osesp, se apresenta na Igreja Nossa Senhora da Candelária dia 23, às 17 horas, e a Orquestra Sinfônica de Americana às 20h30.

O grupo Terno de Damas dá o tom da melhor MPB no Teatro Eleazar de Carvalho dia 29, às 20h30. O show será reapresentado dia 30, às 15 horas, na Cidade Nova. Ainda no dia 30, a BIG Band Samjazz é a atração na Igreja do Patrocínio, às 20h30. Os bolsistas do Festival encerram o evento dia 31, às 11 horas na Igreja Nossa Senhora da Candelária.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.