Cultura: Memorial lança novo projeto cultural voltado às crianças

Projeto Trilhos da Cultura é uma parceria entre a o Memorial da e a CPTM

seg, 25/04/2005 - 17h25 | Do Portal do Governo

A Fundação Memorial da América Latina, em parceria com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), lançou o projeto Trilhos da Cultura. Desde então, alunos do Ensino Fundamental, matriculados em escolas da Grande São Paulo, estão participando de oficinas artísticas ministradas pelo artista plástico Sérgio Mancini. Durante dois meses, será confeccionada uma grandiosa maquete retratando os principais pontos culturais da cidade, interligados pela malha ferroviária.

De terça a sexta, até o final de maio, cerca de 1200 alunos de escolas públicas, situadas ao longo das 6 linhas de trem da CPTM , terão participado dessa atividade cultural.

O projeto visa, antes de mais nada, desenvolver meios para que as crianças compreendam melhor a cidade. E isso de uma maneira divertida, fazendo uma “brincadeira”, uma espécie de jogo de localização de pontos estratégicos ligados à cultura e às artes. Por meio de atividades lúdico/educativas – ensinando noções de direção (os pontos cardeais) e de topografia – esperamos que os participantes de Nos trilhos da cultura possam apropriar-se do território de uma maneira nova, criativa e cidadã.

Os alunos chegam ao Memorial em vagões de trem, especialmente reservados pelos monitores do programa Usuário do Amanhã, da CPTM. O trem, além de unir os municípios da Grande São Paulo, levam aos principais institutos culturais da cidade como a estações Luz, Júlio Prestes e Brás e também à Sala São Paulo, à Pinacoteca, ao Memorial do Imigrante, entre outros.

Tendo como centro o Memorial da América Latina, a maquete, feita de material reciclado, terá diversos marcos culturais de São Paulo. Também farão parte as estações finais de cada linha ( Jundiaí, Itapevi, Jurubatuba, Rio Grande da Serra, Mogi das Cruzes) e outros prédios, pontes e construções que apresentem uma arquitetura marcante.

A visitação à maquete será aberta ao público em geral no dia 5 de junho, no foyer do Auditório Simón Bolívar.

Confira o diário de bordo

Trilhos da Cultura
Fundação Memorial da América Latina – Departamento de Monitoria
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – Programas Comunitários

Período: Até 5 de junho de 2005
Local: Auditório Simón Bolívar.