Cultura: Memorial exibe painéis com a rota andina do Império Inca

Iniciativa busca inscrever O Caminho dos Incas na lista do Patrimônio Mundial da Unesco.

seg, 19/09/2005 - 12h04 | Do Portal do Governo

O Memorial da América Latina inaugurou a exposição Qhapaq Ñan – O Caminho dos Incas. A mostra, que reúne 80 painéis fotográficos, retratam a principal rota andina do Império Inca. São 40 mil quilômetros de percurso, que se estende do sul do Chile ao norte do Equador, clicados por fotógrafos peruanos e de outras nacionalidades.

Com a curadoria de Cecilia Raffo, Alonso Ruiz Rosas e Marcelo Saco, a mostra traz a imensa variedade de paisagens do planeta, desde gélidas montanhas nevadas aos recôncavos secos ou com bosques úmidos, passando por savanas, vales temperados e areias de todas as cores.

Os incas foram os responsáveis pela criação do sistema de vias dos Andes, construído para interligar zonas densamente povoadas a regiões isoladas, com o intuito de desenvolver as relações econômicas da época. Realizada pelo Ministério de Relações Exteriores do Peru, com o apoio do Instituto Nacional de Cultura, a mostra faz parte de um projeto conjunto entre Peru, Bolívia, Equador, Chile, Argentina e Colômbia.

A iniciativa busca inscrever O Caminho dos Incas na lista do Patrimônio Mundial da Unesco.

Serviço

Até 30 de outubro. De terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas
Entrada franca
Memorial da América Latina – Sala Mário de Andrade
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda
Tel. (11) 3823-4600 – Acesso a portadores de necessidades especiais
Site www.memorial.org.br

Agência Imprensa Oficial/ Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

M.J.