Cultura: Memorial do Imigrante promove Exposição Fotográfica sobre a cultura ferroviária

Espaço também oferece Concurso de Ferreomodelismo

seg, 03/02/2003 - 16h51 | Do Portal do Governo

Exposição Fotográfica e Concurso de Ferreomodelismo no Memorial no Imigrante – Uma das formas de preservação da memória e da cultura ferroviária, no Brasil e no mundo, é a confecção de modelos reduzidos de locomotivas, carros e vagões, que circulam em dioramas de incrível perfeição. Enquanto no exterior, especialmente na Europa e nos EUA, as empresas voltadas para esse hobby faturam centenas de milhões de dólares, aqui no Brasil, a pioneira na produção de ‘trens elétricos’, a fabricante de brinquedos ATMA, acabou falindo e somente uma empresa de Ribeirão Preto, a Frateschi, continua em atividade, até mesmo exportando seu modelos, de excelente qualidade.

Assim, o Memorial, através de seu Núcleo Histórico dos Transportes, e a Sociedade Brasileira de Ferreomodelismo – São Paulo, juntaram esforços para incentivar essa prática, ao mesmo tempo lúdica e de preservação da memória das ferrovias, com uma exposição fotográfica e de modelos, ‘Ferrovias e Ferreomodelismo’, que será inaugurada no próximo sábado. A mostra conta um pouco da história dos ‘caminhos de ferro’ em nosso Estado. Haverá também um Concurso de Modelos, com padrão internacional, para os colecionadores e os entusiastas, no dia 16 de fevereiro. Mais informações do concurso podem ser obtidas no site da SBF – São Paulo:

http://www.sbf.hpg.ig.com.br/regulamento.htm

Memorial do Imigrante
Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca
De terça a domingo, das 10 às 17h
Ingressos: R$ 4,00 (adultos); R$ 2,00 (crianças até 14 anos). Entrada gratuita para menores de 7 anos e adultos acima de 65 anos
Telefones: (11) 6693-0917/6692-7804

GB