Cultura: Memorial do Imigrante inaugura exposição de cartões-postais de São Paulo

São mais de 80 painéis que retratam as transformações sofridas pela metrópole

ter, 04/02/2003 - 14h33 | Do Portal do Governo

Ao longo de algumas décadas, o colecionador paulistano Cristóvão José Zygmunt Wieliczka ‘garimpou’ cartões-postais de São Paulo, conseguindo formar, especialmente do ponto de vista da variedade e da qualidade, um significativo acervo. Mas, como qualquer colecionador consciente e conhecedor da importância de seu acervo, em parceria com seu amigo e curador Claudionor A. de Mattos, concebeu o projeto da exposição ‘Visões de São Paulo’, para divulgar estas ‘facetas preciosas da cidade’.

Esta exposição, que será inaugurada no próximo domingo, dia 9, no Memorial do Imigrante, é composta de mais de oitenta painéis, idealizados pela designer gráfica Adriana Caccese de Mattos. Cada painel contém dois cartões-postais, imagens de um mesmo lugar da cidade em épocas diferentes, dando ao visitante uma noção das transformações ocorridas no tecido urbano no século XX.

A mostra ‘Visões de São Paulo’, que ficará aberta até 2 de março, representa uma verdadeira viagem no tempo, para aqueles que tiveram contato com a cidade de antigamente, e um aprendizado para os jovens e novatos na terra de Anchieta.

Memorial do Imigrante
Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca
Telefone: (11) 6693-0917/6692-7804
Visitação: De terça a domingo, das 10 às 17 horas
Ingressos: R$ 4,00 (adulto); R$ 2,00 (criança até 14 anos). A entrada é gratuita para menores de 7 anos e adultos acima de 65 anos.