Cultura: Memorial do Imigrante expõe mostra de quimonos até o próximo dia 25

Traje destaca-se como uma expressão particular e única da cultura japonesa

qui, 08/01/2004 - 13h55 | Do Portal do Governo

A mostra Kimono: A Arte Japonesa de Vestir está em cartaz no Memorial do Imigrante até o próximo dia 25. Realizada em parceria com o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa) e o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil (MHIJB), conta com mais de 30 quimonos, cerca de 25 obi (faixa usada na cintura) além de diversos acessórios relacionados a esta tradicional vestimenta.

As roupas foram selecionadas segundo características como modelo, tecelagem, estamparia e tingimento e fazem parte do acervo do MHIJB, sediado em São Paulo. No entanto, a maioria integra a coleção doada pela Watabe Wedding do Japão.

Traje típico, o quimono destaca-se como uma expressão particular e única da cultura japonesa. O seu colorido e o padrão de design sintetizam a sua função na sociedade e na tradição estética do Japão.

Transformado em inestimável herança, passada de geração à geração, o quimono no Japão contemporâneo está, infelizmente, cada vez mais restrito às cerimônias festivas e formais. As atribulações da vida no novo milênio não cedem espaço para o ‘ato de vestir’, simbolizado pelo quimono – um verdadeiro encontro entre um estado de espírito e um estado de aparência.

Memorial do Imigrante – Kimono: A Arte Japonesa de Vestir
De terça a domingo das 10h às 17h (inclusive feriados)

Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca (próximo à estação Bresser do Metrô)
Telefones: (11) 6692-1866 / 7804 / 2497
Ingressos: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia-entrada)
Menores de 7 anos e adultos com mais de 60 anos têm entrada gratuita

(LRK)